quinta-feira, 4 de março de 2010

Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos

03-12-2009 - 14:50
Acções humanitárias mereceram destaque

A Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos assinalou, no passado sábado, mais um Dia da Misericórdia. As cerimónias ficaram marcadas pela atribuição de prémios a alunos que se destacaram pelo seu comportamento e desempenho escolar, bem como pela distinção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos, pela assistência e auxílio prestadas pelos Soldados da Paz matosinhenses à comunidade. Manuel Tavares Rodrigues de Sousa foi o orador principal da manhã.
A manhã de festa começou com a habitual recepção aos convidados. O Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos encheu e o clima de orgulho e entrega às grandes causas teve lugar de destaque, tantos foram os Irmãos e amigos da Irmandade do Bom Jesus de Matosinhos que marcaram presença.
Antes da palestra do provedor, Manuel Rodrigues de Sousa, hora de conhecer os premiados do ano. O Prémio Dr. Miguel Martins de Oliveira - matosinhense ilustre que provedor e distinto professor de Matemática da Santa Casa - foi atribuído a Miguel Trigo Coimbra, aluno que frequentou o 12.º ano do Curso Cientifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias no ano lectivo 2008/09, na Escola Secundária da Senhora da Hora com a classificação final de 20 valores.
Já o Prémio D. Maria Emília Polónia - ilustre cidadã de Matosinhos que dedicou a sua vida ao serviço da comunidade, colocando ao dispor dos mais necessitados toda a sua fortuna pessoal - distinguiu, este ano, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leixões, instituição de utilidade pública administrativa que, no ano de 2008, prestou assistência e auxílio, no Concelho de Matosinhos a 151 incêndios e a 1852 acidentes ou doenças súbitas, bem como a 92 ocorrências de inundações ou quedas de árvores.
Por fim, Renata Marisa Cruz Oliveira, 12 anos, e Diana Pinto Amorim, 13 anos, ambas internas do Internato de Nossa Senhora da Conceição, foram distinguidas com o Prémio da Misericórdia pelo bom desempenho e bom comportamento na escola.
"Tem demonstrado interesse, sentido de responsabilidade e bom aproveitamento escolar. Adere e participa empenhadamente nas actividades que lhe são propostas pela escola. É uma menina sensível e solidária com os que mais precisam", descreve a nota informativa acerca de Renata Oliveira.
Por sua vez, Diana Amorim é descrita como uma menina que "tem conseguido ultrapassar as dificuldades que vai encontrando com muita determinação", sempre com "comportamentos assertivos nos diferentes contextos em que está inserida".
O Internato de Nossa senhora da Conceição é uma instituição centenária da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos que tem como missão ajudar a crescer crianças e jovens que se viram, na sua grande maioria, destituídas daquilo a que vulgarmente se designa de "família estruturalmente equilibrada". Daí que o "lar" tenha por vocação gerar um ambiente acolhedor, onde as meninas possam estabelecer relações de afectividade que "encorajem, estimulem e disciplinem, na medida em que se torna um agente de socialização".
Com a atribuição destes prémios, a mesa da Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos, quis homenagear o Internato de Nossa Senhora da Conceição, incentivando as suas utentes e funcionários.
O encerramento das comemorações que marcaram o dia da instituição mais antiga de Matosinhos, esteve a cargo do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos, Manuel Rodrigues de Sousa que contou aos presentes histórias do Antigo Hospital, numa homenagem sentida aos médicos que por lá passaram.
"Ainda hoje, pessoas de diversos quadrantes sociais se referem ao antigo Hospital de Matosinhos com saudade e com elogiosas referências, acentuando a competência, o devotado espírito de sacrifício e o humanismo dos médicos, enfermeiros e de todos quantos lá trabalhavam, num espírito de cooperação e de solidariedade, dificilmente igualável", disse Manuel Rodrigues de Sousa.
O provedor recordou que este Estabelecimento de Saúde foi criado com o nome de Hospital-Asilo de Santa Violante, no dia 3 de Maio de 1898, e que "rapidamente se tornou o expoente máximo da assistência praticada pela Misericórdia". O nome de António França Júnior, "grande protector" da Real Confraria do Bom Jesus de Matosinhos, foi evocado na hora de atribuir méritos e responsabilidades pela constituição do Antigo Hospital.
Também Afonso Cordeiro, primeiro médico do hospital, foi lembrado, assim como o primeiro doente, José Maria de Morais, filho de António Manuel Morais e de Antónia Joaquina. O utente, de 68 anos, solteiro e natural de Granjal, deu entrada com os devidos documentos - requerimento, atestado de pobreza passado pelo Regedor, informação do Mesário Director, informação do clínico sobre a invalidez e atestado médico passado por Afonso Cordeiro - a 8 de Junho de 1898. A folha de admissão, segundo revelou o Provedor, tem assinatura do fiscal, Pe. Joaquim Gonçalves Pereira.
Manuel Rodrigues de Sousa recordou, ainda, outros nomes e outras histórias de enfermidades e curas. A palestra - que tencionamos publicar na íntegra - terminou com a descrição da construção do Hospital Pedro Hispano e com a enumeração dos nomes de médicos que integraram o Corpo Clínico do Antigo Hospital de Matosinhos.
"Homenageia-se e perpetua-se assim todos - e foram muitos - os que com competência, devotado espírito de sacrifício, humanismo e acções beneméritas, prestaram inúmeros e bem sucedidos cuidados de saúde aos doentes que recorriam ao Hospital", finalizou.

Paula Teixeira
Jornal de Matosinhos

Sem comentários: