quarta-feira, 3 de março de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova

Estruturas pretendem dar resposta a toda a região

Santa Casa de Idanha investe forte na saúde
A Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova vai investir três milhões de euros, na construção de uma nova unidade para cuidados continuados de média duração, e em residências seniores.

Reconquista- João Carrega
17:51 Segunda-feira, 1 de Mar de 2010

A construção de uma nova unidade de saúde para cuidados continuados de média duração e de 20 residências seniores é a próxima aposta da Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, a qual já possui na área da saúde um hospital de referência.

Segundo apurámos junto daquele organismo as novas estruturas pretendem dar "resposta a toda a região".

O investimento é de três milhões de euros, tendo o Ministério da Saúde garantido uma comparticipação de 750 mil euros.

De acordo com o projecto, a unidade de cuidados continuados terá capacidade para 30 camas, distribuídas por oito quartos individuais e 11 quartos duplos.

Já as residências seniores estão assentes em apartamentos T0, dos quais 7 são duplos, e seis são individuais.

De acordo com o projecto, os quartos ficam agrupados em banda, o que faz com estejam virados para poente ou para nascente, "com excelentes condições de iluminação e ventilação naturais".

O complexo apresenta quatro blocos, todos interligados.

De um lado será implantado o serviço de cuidados continuados, do outro as residência seniores.

Ao meio surge um pátio exterior central.

Estes dois blocos surgem ligados, numa das extremidades por um outro, onde ficam instalados os serviços de direcção, secretariado, saúde e áreas sociais e de serviços.

É ainda no bloco destinado aos serviços, que fica instalada a cozinha, a copa, lavandaria, balneários e a casa mortuária, entre outros equipamentos.

Junto ao bloco dos serviços continuados surge também um espaço amplo designado por zona técnica, onde ficam alojados, entre outros equipamentos, os depósitos de água, a central térmica e um gerador.

O novo complexo assegurará serviços de cuidados médicos diários, cuidados de enfermagem permanentes, cuidados de fisioterapia e terapia ocupacional, prescrição e administração de fármacos.

Além disso terá também uma vertente de apoio social, convívio e lazer, garantindo ainda a alimentação aos utentes dos espaços.

Segundo apurámos, "a todos estes serviços correspondem áreas e espaços devidamente dimensionados, caracterizados e equipados para que articulem uns com os outros, garantindo eficácia e o seu funcionamento com critérios de excelência".

Refere a Santa Casa que "assim serão prestados serviços de qualidade a todos os utentes do complexo".

Reconquista

Sem comentários: