terça-feira, 9 de março de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde

Vila do Conde: Misericódia inaugura este ano obras de três milhões de euros e cria uma centena de postos de trabalho
Nacional
2010-03-04
Lusa
A Misericórdia de Vila do Conde anunciou hoje que vai criar mais de 100 postos de trabalho e inaugurar valências, num investimento orçado em “cerca de 3,5 milhões de euros”.
Em conferência de imprensa, o presidente da instituição, Arlindo Maia, explicou que, além de uma unidade de cuidados continuados, que vai dar apoio a 55 utentes, a Misericórdia vai ainda inaugurar, ao longo de 2010, um centro de apoio a deficientes, em Fajozes, um centro social (Vila Chã) e vai ainda ampliar o centro social existente na freguesia de Macieira.
Paralelamente, a Santa Casa prepara-se para construir uma cantina social, para receber 70 utentes, e um espaço para cultura e lazer que vai incluir uma piscina, ginásio e salas de música, pintura e artesanato”, especificou Arlindo Maia.
Estes equipamentos, que vão ser inaugurados este ano, vão criar “algumas dezenas de postos de trabalho”, disse ainda o provedor que lembrou que a instituição que preside é, nesta altura, “uma das maiores empregadoras do município”.
Estas obras e investimentos foram anunciadas esta manhã, durante uma conferência de imprensa que visou enumerar as actividades que a Santa Casa tem previstas para este ano, altura em que comemora 500 ano s de existência.
Inserido no programa de festejos, no próximo fim de semana, sai à rua, 23 anos depois, a procissão do senhor dos Passos, uma cerimónia que vai contar com a presença do arcebispo primaz de Braga, D. Jorge Ortiga.
No dia 14 março, é inaugurada a intervenção realizada na igreja da Misericórdia, um edifício que foi alvo de abras de recuperação estimadas em cerca de 600 mil euros.
Mandado construir pela rainha D. Leonor, este templo, além de estar revestido no interior a azulejo, tem tetos pintados em granito, grades de pau-preto e uma imagem de Nossa Senhora em pedra.
Uma intervenção que vai permitir “retomar os concertos de música na igreja que tem condições acústicas de excelência”, frisou ainda Arlindo Maia.
Além da inauguração destas obras de restauro, a Santa Casa vai realizar outras iniciativas como o lançamento de um livro, sobre a história da Misericórdia, uma feira da saúde, umas jornadas nacionais de Cuidados Continuados Integrados, entre outras.
Arlindo Maia espera que este seja 'um ano de reflexão”, que “tem que envolver toda a comunidade”, acerca do futuro da Misericórdia.
*Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico*
Correio do Minho

Sem comentários: