quinta-feira, 4 de março de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Gaia

Concerto juntou Grupo Coral e Orquestra do Fórum Cultural de Gulpilhares
Escrito por Joana Vasconcelos
Quinta, 11 Fevereiro 2010 23:59
As comemorações do 80º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Gaia encerraram, este fim de semana, com um concerto no Auditório do Centro Social e Paroquial de Mafamude. Quem compareceu, teve a oportunidade de ouvir, pela primeira vez, o Hino da Santa Casa interpretado pelo Grupo Coral de Gulpilhares e pela Orquestra do Fórum Cultural de Gulpilhares. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Gaia, Joaquim Vaz, acredita que “não podia haver melhor forma de encerrar as comemorações”.

Foi no passado sábado que se realizou o Concerto de Encerramento das Comemorações dos 80 anos da Santa Casa da Misericórdia de Gaia, oferecido pelo Grupo Coral de Gulpilhares em colaboração com a Orquestra da Escola de Música do Fórum Cultural de Gulpilhares.

Apesar do mau tempo que se fez sentir naquela noite, houve quem quisesse estar presente para ouvir um pouco de música e, sem dúvida, para ficar a conhecer o Hino da Santa Casa, composto pelo maestro Joaquim Ramiro Lopes. A cerimónia contou com a presença de algumas figuras da Junta de Freguesia de Mafamude, como o presidente e o presidente da mesa da Assembleia. O Padre Jorge Duarte, da paróquia de Mafamude, que cedeu o espaço para o concerto, não pode estar presente devido a uma pequena constipação, assim como o Presidente da União das Misericórdias de Portugal, Manuel Lemos, que foi recentemente eleito Presidente da Confederação Internacional das Misericórdias.

As guitarras foram as primeiras a entrar em palco com um dueto interpretado por Jorge Cardoso e João Santos, seguido da Classe de Guitarras, composta por cerca de 10 jovens de diferentes idades. O quarteto de saxofones de Carla Lucas, João Santos, Jorge Teixeira e Sílvia Silva, actuaram em seguida e depois foi a vez de entrar em cena o Grupo Coral de Gulpilhares em conjunto com a Orquestra da Escola de Música do Fórum Cultural de Gulpilhares que, numa perfeita harmonia, alegraram os presentes com várias músicas. Houve tempo ainda para um solo exemplar de um dos membros do coro, a que se seguiram dois números de Natal, interpretados também por ambos os grupos.

No final, foi apresentado o tão esperado Hino da Santa Casa, cuja letra é da autoria de João Manuel Antão com composição musical do maestro Joaquim Ramiro Lopes. Aplaudido intensamente, o Hino foi interpretado uma segunda vez, para que o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Gaia, Joaquim Vaz, pudesse acompanhar a cantar.

O provedor, admitiu que “foram muitas as emoções vividas nestes últimos dias”, e acrescentou que “não podia haver melhor forma de encerrar as comemorações” do que com este concerto. Para terminar a noite em beleza, Joaquim Vaz revelou ainda aos presentes que o X Congresso Internacional das Misericórdias, que se realiza em 2012, será em Portugal, recaindo na Santa Casa da Misericórdia de Gaia e do Porto a sua organização. “Não podíamos receber melhor prenda neste 80º aniversário, sermos distinguidos com este belo presente”, afirmou o provedor.

Audiência

Sem comentários: