quinta-feira, 4 de março de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro

Mogadouro: Misericórdia com mais vagas para idosos
Escrito por Ana Margarida Pinto
Terça, 24 Novembro 2009
“O novo lar de Mogadouro vai ser uma realidade”. Quem o garante é João Henriques, Provedor da Santa Casa da Misericórdia. A obra vai diminuir para quase metade a lista de espera da instituição.

O projecto apresentado ao Programa Operacional para o Potencial Humano (POPH) “em finais de Abril” foi agora aprovado. Os utentes do Concelho de Mogadouro podem contar com mais um Lar, que pretende responder a cerca de metade da lista de espera da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, que já se ultrapassa os 100 pedidos.

No concelho “há o lar São João e Deus, o de Bruçó, o de Bemposta e outro no Urrós”, disse João Henriques, mas ainda assim os lares existentes já não chegam para os muitos pedidos que chegam à instituição. Para o provedor esta situação “é natural”, uma vez que o concelho tem “11 mil e tal habitantes”. O novo espaço vai contar com 15 quartos individuais e 15 duplos, oferecendo assim uma solução a 45 dos utentes que estão na lista de espera da Santa Casa local.

A obra vai nascer junto ao parque desportivo da vila, num terreno cedido pela autarquia. “A Câmara cedeu um óptimo terreno mesmo por baixo do complexo desportivo de Mogadouro”, esclareceu João Henriques. De acordo com o provedor da instituição, o investimento “andará entre um milhão e 800 mil euros e os 2 milhões de euros”, factura repartida pela Santa Casa da Misericórdia e pelo POPH.

Quanto ao início e conclusão das obras, ainda não é possível avançar com datas, uma vez que “a obra ainda não foi a concurso”, garantiu o provedor. Na vila, a Santa Casa da Misericórdia está também a construir uma creche para 33 crianças e a remodelar o Lar São João de Deus. As obras “não vão aumentar a capacidade do espaço, mas vão aumentar a qualidade de vida dos seus utentes”, anunciou João Henriques.

O Informativo

Sem comentários: