terça-feira, 23 de março de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo

PELA SANTA CASA Reactivar com quatro cursos na escola primária de São Carlos

Publicado na Terça-Feira, dia 23 de Março de 2010, em Actualidade

A Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (EPSCMAH) vai ministrar quatro cursos do programa Reactivar na extinta escola primária de São Carlos.

Já deram entrada 127 inscrições para os cursos que se iniciam no próximo ano lectivo, nas áreas da geriatria, comércio, mecânica e hotelaria.

A desactivada escola primária de São Carlos volta a receber o ensino através de quatro cursos do programa Reactivar que a Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (EPSCMAH) abre a partir do próximo ano lectivo.

Destinados, preferencialmente, a qualificar a população adulta desempregada e com baixa escolaridade inscrita nas Agências para a Qualificação e o Emprego, dotando-os com dupla certificação (profissional e habilitacional), os cursos centram-se nas áreas da geriatria, comércio, mecânica e hotelaria.

Quatro salas da escola primária de São Carlos, propriedade da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo que usa o espaço para apoio ao arquivo da autarquia, vão, assim, ser cedidas à Misericórdia de Angra por um período de um ano e meio.

Ao todo, a Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo já recebeu 127 inscrições para os cursos Reactivar que constituirão turmas de 25 formandos cada.



Empregado comercial nas preferências



Agente em Geriatria, Empregado Comercial, Empregado de Andares e Mecânico de Serviços Rápidos são os cursos Reactivar que a Escola Profissional oferece em 2010/2011.

Entre estes, aquele que maior procura teve por parte dos inscritos foi o de Empregado Comercial, obtendo o maior número de inscrições, seguido de Geriatria e Mecânica.

O perfil de saída do curso “Agente em Geriatria” está relacionado com os cuidados a prestar à pessoa idosa nas suas vertentes física, mental e social. O conteúdo curricular contempla a formação em psicologia, higiene e Saúde do idoso, alimentação, animação, entre outras.

O curso mais procurado, “Empregado Comercial”, está vocacionado para a área de venda de produtos e/ou serviços em estabelecimentos comerciais, focando temas como o marketing, comunicação e atendimento, documentação comercial, arquivo, armazenagem.

O curso reactivar “Mecânico de Serviços Rápidos” relaciona-se com a manutenção, montagem e substituição de sistemas eléctricos e mecânicos de veículos automóveis, prestando assistência aos clientes.

Em “Empregado de Andares”, o curso lida com a higienização, arrumação e decoração de quartos, casas de banho, andares e zonas comuns das unidades hoteleiras, assim como ao serviço de lavandaria e rouparia.

Reformulado na Região, no final do ano passado, pelas tutelas da Educação e Formação e do Trabalho e Solidariedade Social, os cursos do programa Reactivar disponibilizam uma oferta flexível de percursos de educação e formação.

A nova versão do Programa Reactivar criou cursos adaptados às necessidades actuais das populações, oferecendo formações para adultos que pretendam completar o 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano de escolaridade e desejam obter uma qualificação profissional de nível 1, 2 ou 3.

Humberta Augusto
haugusto@auniao.com
A União

Sem comentários: