quinta-feira, 18 de março de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

Misericórdia expõe arte sacra na Semana Santa e Páscoa
O acervo histórico da Misericórdia de Sardoal, composto por peças raras de arte sacra, escultura e pintura, vai estar patente ao público a partir de sábado, durante as comemorações da Semana Santa e Páscoa.

"Santa Casa da Misericórdia de Sardoal - 500 Anos de Arte" é a designação da exposição no Centro Cultural da vila e que, entre as peças integra um valioso oratório em arte Namban, uma obra "única e de estilo artístico que resultou da aproximação cultural entre Portugal e o Japão".

"Esta é uma das pouquíssimas oportunidades para apreciar peças de raro interesse histórico e simbólico de arte sacra", disse à agência Lusa o provedor da Misericórdia, Anacleto Batista.

O oratório em arte Namban (de 1542 ou 1543) é uma das vinte peças que pode ser vista nesta mostra e que, nos últimos anos, tem percorrido a América, a Ásia e a Europa.

Segundo Anacleto Batista, este oratório "percorre constantemente o mundo integrado em mostras e exposições e só sai de Sardoal mediante um seguro especial cuja apólice orça os 250 mil euros" e que, apesar do seu pequeno porte, "tem um valor cultural inestimável".

Trata-se de uma peça de madeira lacada de negro, com decoração a pó de ouro, prata e cobre, sobre a marcação a laca vermelha, sendo incrustada de madrepérolas.

Com ferragens de cobre trabalhado e douradas, a pintura é de óleo sobre cobre e representa Nossa Senhora da Esperança.

Segundo o responsável, as peças a exibir nesta exposição estão habitualmente vedadas ao público por questões de preservação e segurança.

Além do oratório, o público vai poder apreciar uma estátua em pedra representando Santa Maria da Caridade, uma imagem rara de S. José de sacola a tiracolo e as bandeiras e painéis com Cenas da Paixão, paradigmas do estilo Maneirista português no século XVI.

O programa das comemorações da Misericórdia de Sardoal estende-se até dia 26 de Junho, altura em que projecta o lançamento de documentos históricos.

A exposição de peças de arte sacra da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal pode ser apreciada até dia 15 de Maio, no Centro Cultural Gil Vicente.

RR

Sem comentários: