quarta-feira, 3 de março de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde

Vila do Conde: Misericórdia investe mais de três milhões de euros em áreas sociais e de saúde

Vale do Ave
2010-03-02
Lusa

A Misericórdia de Vila do Conde anunciou hoje que pretende investir 3,5 milhões de euros em áreas sociais e na saúde.

Os investimentos, que vão ser divulgados quinta feira, em conferência de imprensa, visam assinalar o arranque das comemorações dos 500 anos da Igreja da Misericórdia, um edifício que foi alvo de abras de recuperação estimadas em cerca de 600 mil euros.

A intervenção foi acompanhada pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) e envolveu ainda o restauro de cerca de 15 mil azulejos que revestem o interior do imóvel, datado do século XVII.

Arlindo Maia, provedor da Santa Casa, disse à Agência Lusa que esta “obra de fundo era uma necessidade, porque a igreja, a primeira da Misericórdia construída em Portugal, apresentava graves sinais de degradação”.

Mandado construir pela rainha D. Leonor, este templo, além de estar revestido no interior a azulejo, tem tetos pintados em granito, grades de pau-preto e uma imagem de Nossa Senhora em pedra.

No altar-mor pode ainda ver-se o Nosso Senhor dos Passos, uma imagem da autoria do escultor João d’Afonseca Lapa.

A intervenção vai permitir “retomar os concertos de música na igreja que tem condições acústicas de excelência”, frisou aArlindo Maia, que lidera a Misericórdia desde 1984.

As obras de restauro começaram em junho de 2009 e, desde essa altura, cerca de duas dezenas de técnicos e especialistas trabalharam na recuperação e intervenção da igreja que vai ficar visitável a partir do dia 14.

Nesse dia, será celebrada uma missa, presidida por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Além da inauguração das obras de restauro da igreja da Misericórdia, a Santa Casa vai realizar um conjunto de atividades, ao longo deste ano, que pretendem assinalar os 500 anos da instituição, nomeadamente um congresso subordinado ao tema “As Misericórdias e a Saúde” e a apresentação de um livro e um filme que relatam os cinco séculos de actividade da Santa Casa de Vila do Conde.

Correio do Minho

Sem comentários: