domingo, 19 de abril de 2009

Misericórdia de Trancoso

Hugo Delgado (Público)

A Misericórdia de Trancoso viu-se obrigada a subir a mensalidade nas creches em consequência da crise

Provedor Júlio Sarmento garante dois lares e nova unidade de saúde ainda este mês
Misericórdia de Trancoso prepara investimento de 2,5 milhões de euros
09.04.2009 - 11h49 Lusa
A Misericórdia de Trancoso tem cerca de 180 funcionários, assume-se como a maior IPSS do distrito da Guarda e prepara um investimento de 2,5 milhões de euros, afirma à Lusa o seu provedor, Júlio Sarmento.

A Misericórdia de Trancoso gere actualmente uma creche, dois jardins-de-infância, dois lares de idosos, vários centros de dia, apoio domiciliário e uma área de acamados, para além de um conjunto de "valências comerciais", como o posto de combustível Repsol, uma agência funerária e uma farmácia.

E segundo Júlio Sarmento, o provedor, espera concluir "um grande plano de investimento de 2,5 milhões de euros", com dois novos lares e uma nova unidade de saúde, já para finais de Abril, cuja "renda a pagar pela nova sociedade a constituir vai contribuir para a amortização do investimento".

"Neste momento somos a maior IPSS do distrito, movimentando cerca de 6 milhões de euros por ano, comparticipados pelo Estado em 15 por cento", salienta.

"O investimento na nova unidade de saúde de cerca de 1,5 milhões de euros, terá uma comparticipação de 500 mil a fundo perdido, através do programa Saúde XXI e está a aguardar uma resposta do programa Modelar para a comparticipação de parte do resto", lembra.

Em resposta a um conjunto de críticas que têm vindo a público nas últimas semanas, nomeadamente sobre o aumento das mensalidades na creche, o provedor afirma que "num contexto de crise económica, vimos diminuir um pouco a receita", pelo que "resolvemos fazer uma correcção extraordinária", referiu.

"O avolumar de algum crédito mal parado nomeadamente no posto Repsol - de cerca de 500 mil euros, bem como o facto de desde há dois anos o governo ter passado a determinar o pagamento de IRS das nossas valências comerciais", terá diminuído as receitas, como foi o caso da farmácia, revela.

"As mensalidades não eram actualizadas há dez anos", mas ainda assim "são baixas comparadas com a generalidade do distrito" e "de qualquer forma a Segurança Social impõe mensalidades em função dos rendimentos", diz.

"Para que as nossas valências sociais possam dar resultados positivos", (...), "naturalmente, algumas medidas de gestão, como o congelamento de salários", são necessárias "apesar de este ser um ano eleitoral", reconhece o também autarca do PSD.

Quanto às críticas e ao "aproveitamento partidário que tem sido feito", segundo ele próprio,"por uma questão de transparência", vai antecipar as eleições na Misericórdia - finais deste mês - recandidatando-se, "com a irmandade a ser chamada a pronunciar-se", concluiu.

Sem comentários: