quinta-feira, 2 de abril de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande

Misericórdia e Câmara dividem custos de unidade de cuidados continuados
A Misericórdia e a Câmara de Pedrógão Grande dividem os custos da unidade de continuados continuados



A Santa Casa da Misericórdia e a Câmara Municipal de Pedrógão Grande vão dividir os custos de uma unidade de cuidados continuados a construir no concelho após o Verão, anunciou o presidente da autarquia, João Marques.

João Marques disse à agência Lusa que o projecto está a ser alterado e ultimado, na sequência da decisão de abandonar o antigo hospital local para a instalação da unidade, aproveitando, por sua vez, as instalações da Casa da Criança, propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

“No edifício da Casa da Criança ficarão os serviços administrativos e de apoio à unidade de cuidados continuados, e, num espaço contíguo, a construir de raiz, os quartos da nova valência”, explicou o presidente da Câmara Municipal.

Segundo João Marques, cabe à Misericórdia de Pedrógão Grande a reabilitação e requalificação do edifício da Casa da Criança, enquanto o município fica com a responsabilidade da construção do espaço que vai albergar os quartos.

O edifício vai ter capacidade para 32 camas, 12 em quartos duplos e oito em quartos individuais, acrescentou o autarca, sublinhando que a obra “é muito importante”, pois “está vocacionada para responder a um concelho envelhecido”, além de que vai “gerar emprego”. “Estes equipamentos sociais trazem sempre consequências positivas na economia local”, observou o responsável.

Por outro lado, o autarca referiu que “o centro de saúde de Pedrógão Grande funciona até às 20 horas” e, embora a unidade de cuidados continuados não pretenda substituir o seu funcionamento, “vai dispor de médicos e enfermeiros em permanência”.

A unidade de cuidados continuados de Pedrógão Grande tem um custo previsto de 1,4 milhões de euros e um financiamento assegurado na ordem dos 50 por cento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), cabendo às duas entidades assegurar a restante verba.

A gestão da valência vai ser da responsabilidade da Misericórdia, que tem creche, jardim-de-infância e actividades de tempos livres, com cerca de 90 de crianças.

Para a terceira idade, esta entidade dispõe no concelho de três centros de dia, presta apoio domiciliário e tem um lar para idosos, com um total de 185 utentes.

1 de Abril de 2009

Notícias do Centro

Sem comentários: