sábado, 25 de abril de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo

Misericórdia de Ílhavo: Bênção da obra do hospital marca aniversário
Misericórdia de Ílhavo assinala hoje 90 anos. Fernando Duarte acredita na conclusão das obras até ao final do ano

A bênção da obra do Hospital de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo marca as cerimónias do 90.o aniversário, que se assinala hoje. O hospital é, aliás, a conquista mais relevante da instituição, e que tem “um grande significado”, nas palavras de Fernando Duarte.
O provedor da Misericórdia de Ílhavo recorda que a actividade do último ano esteve “muito centralizada na obra do hospital” que, defende, “vem trazer maior qualidade de vida à população mais velha”. Talvez por isso o projecto mereça “grande carinho da população”, que tem apoiado a angariação de fundos.
O projecto está orçado em quatro milhões de euros, “um encargo financeiro muito elevado”, recorda Fernando Duarte. A sua concretização resulta de um protocolo com a Câmara de Ílhavo – “a nossa parceira neste investimento” –, de um projecto aprovado pela Administração Regional de Saúde do Centro no valor de 750 mil euros e de um empréstimo de 2,5 milhões de euros contraído à banca.
“Vamos lutando, com a ajuda de várias instituições e organizações, da população em geral e da comunidade imigrante nos Estados Unidos da América”, realça.
O Hospital de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, cuja obra terá avançado “25 por cento”, avalia Fernando Duarte, contempla 55 camas destinadas ao internamento de média e longa duração, sendo composto por três pisos, uma sala de estar e de convívio, um bar e refeitório, e uma zona administrativa e de provedoria.
A obra avança “a bom ritmo, dentro dos prazos previstos”, o que faz com que o provedor continue a acreditar que estará terminada no final deste ano, conforme previsto. “Tenho esperança que vamos conseguir entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2010”.
Para além da bênção da obra, pelo Bispo de Aveiro, as comemorações do 90.o aniversário contemplam ainda uma missa de Acção de Graças, pelas 19.15 horas, na Igreja Matriz, com a assinatura do “Compromisso dos Novos Irmãos”, seguida do jantar de aniversário onde marcarão presença 140 pessoas.
A Misericórdia de Ílhavo tem valências na área da infância – creche, amas e pré-escolar –, Rendimento Social de Inserção (RSI), Espaço Sénior, apoio domiciliário e saúde – serviço de imagiologia e medicina física e reabilitação. Apoia diariamente 300 crianças, 120 idosos no apoio domiciliário, 130 famílias no RSI e uma média de 70 utentes diários em cada um dos serviços de saúde.

Soraia Amaro

Diário de Aveiro

Sem comentários: