terça-feira, 7 de abril de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Vila Real

07-04-2009
Santa Casa da Misericórdia de Vila Real aprova as contas de 2008

Reuniu a Assembleia-geral da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real para apreciação e aprovação do Relatório e Contas de Gerência do ano de 2008. No início da Assembleia o senhor Provedor, P. José J. Gomes, quis prestar contas do que “foi feito ou não foi feito”, seguindo o Plano de actividades de 2008.
Através desta prestação de contas verifica-se que a Misericórdia de Vila Real tem em execução um vasto programa nas vertentes cultural e assistencial. Em relação à primeira está em execução a História da Misericórdia, apoiada por fundos comunitários e ainda a catalogação e conservação do rico acerbo documental, através da preciosa colaboração do Arquivo Distrital e finalmente o Restauro de Obras de Arte e o Núcleo Museológico (este para mais tarde).

Mas é na vertente assistencial que a Misericórdia encontra a sua realização e a sua benemérita acção. O ano de 2008 foi o ano de arranque de uma nova valência: a Unidade de Cuidados Continuados de média duração e reabilitação. Esta unidade “é uma grande conquista, na medida em que era uma maneira de regressar aos cuidados de saúde, tão memorável nesta Santa Casa da Misericórdia”.

De acordo com as palavras do Provedor não foi fácil chegar à abertura desta unidade e por isso afirmou que “foi com enorme persistência e paciência que se calcorreou um acidentado caminho que felizmente, culminou com a jubilosa cerimónia de assinatura do protocolo, a inauguração, contratação de profissionais entrada dos profissionais, entrada dos primeiros doentes, e bênção desta Unidade”.

Para além desta unidade o senhor Provedor fez a análise do trabalho realizado nas diversas unidades desde a Creche, Jardim-de-infância, Florinhas da Neve, Lar de idosos, Lar hotel e apoio domiciliário. Seguiu-se a análise dos números das contas, dos funcionários e dos utentes.

Através destes números verificámos que a santa Casa da Misericórdia tem no seu quadro de pessoal 170 trabalhadores a que se juntam 33 prestadores de serviços. Com estes funcionários são apoiadas 266 crianças e jovens e 174 idosos dos quais 66 em apoio domiciliário. A unidade de cuidados continuados tem capacidade máxima para 27 utentes.

Para a realização destas tarefas a Misericórdia de Vila real teve de proveitos 3.434.063,56 euros e de custos 3.295.099,34 euros. Os proveitos correspondem a 16% de capitais próprios, 33% dos utentes, 36 euros da Segurança Social e 8% das jóias do Lar Hotel. Finalmente o senhor Provedor disse que o grande desafio para 2009 será a concretização do Refeitório Social para apoio aos mais carenciados e, possivelmente, a construção de um novo Lar para idosos.

Sem comentários: