sexta-feira, 17 de abril de 2009

Santa Casa da Misericórdia do Fundão

Fundão (JF Diário)


30 Mar, 12:39h


Eleições na Misericórdia do Fundão, a polémica continua…(c/som)
O advogado Jorge Gaspar é desde domingo o novo Provedor da Santa casa da Misericórdia do Fundão.

Foi eleito com 220 votos válidos numas eleições em que se registaram 42 votos nulos e 16 brancos.

As mais participadas eleições da Misericórdia do Fundão, foram também as mais polémicas da instituição particular de solidariedade social.

No dia em que foram eleitos e tomaram posse os novos órgãos sociais da instituição, chegou às mãos da comissão administrativa cessante um requerimento a “requerer a anulação do acto eleitoral”.

O documento subscrito por Fernando Teófilo e pelas filhas do antigo Provedor da Santa Casa foi o segundo a denunciar alegadas irregularidades “e falta de transparência “ nas eleições de domingo.

Recordo que já na semana passada, Hélder Almeida, também irmão da Santa Casa entregou à comissão administrativa cessante, um pedido de impugnação das eleições.

Num caso e noutro, os documentos recebidos não tiveram consequências práticas nem respostas dos até então responsáveis da Misericórdia. Passadas as eleições e a tomada de posse aguardam-se novos desenvolvimentos no processo eleitoral que poderá ficar comprometido com “uma providência cautelar” que Hélder Almeida vai esta semana entregar nos Tribunais Administrativos e Eclesiásticos.

Polémicas à parte, o novo Provedor afirmou no final da tomada de posse que está em marcha um novo ciclo na vida da Misericórdia do Fundão e que agora só interessa o futuro da instituição.

No discurso da tomada de posse, Jorge Gaspar apelou à união de toda a irmandade e prometeu uma instituição plural e atenta aos mais carenciados.

Por: Dulce Gabriel

Sem comentários: