segunda-feira, 13 de abril de 2009

Santa Casa de Misericórdia de Alfaiates

Bispo garante eleições no prazo máximo de meio ano


Misericórdia de Alfaiates tem de regularizar situação dos Irmãos

A polémica sobre as eleições para a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Alfaiates, no concelho do Sabugal, continua a indignar a população, que queria validar junto da Diocese da Guarda as eleições, já por duas vezes realizadas.

O Bispo da Guarda emitiu um decreto para solucionar a situação, prevendo eleições no prazo máximo de meio ano, e nomeou uma Comissão Administrativa para o efeito. A Cúria critica a população por comportamentos menos correctos e ameaçadores.


O Bispo da Guarda, que recebeu recentemente um grupo de habitantes e Irmãos da Santa Casa de Misericórdia de Alfaiates, emitiu um decreto para resolução da situação que se verifica desde o início do ano, com sucessivos problemas na realização das eleições para a Irmandade.

D. Manuel Felício refere assim que, “tendo sido levantadas dúvidas sobre a legitimidade de alguns ‘irmãos’ intervirem como eleitores e elegíveis na assembleia eleitoral que esteve marcada para 7 de Fevereiro último” e, “tendo constatado posteriormente que não há qualquer registo do cumprimento por parte dos ‘irmãos’ inscritos”, cumprindo uma das premissas para exercer o direito de “irmãos”, que passa pela assinatura de um documento em que os mesmos se compromentem a desempenhar o dever de “irmãos”, levaram o Bispo a nomear uma Comissão Administrativa para proceder à regularização da situação.

Segundo ordenou D. Manuel Felício, a eleição definitiva para a Irmandade “deve realizar-se no prazo máximo de meio ano”, tempo este que o Bispo da Guarda estipula para a Comissão Administrativa concluir o processo de registo de irmãos, agora iniciado.


Cúria critica violência da população

A Cúria Diocesana criticou o comportamento “violento” de alguns habitantes de Alfaiates, contra as decisões que haviam sido tomadas por este órgão e pela Diocese.

Segundo afirma, “no dia 30 de Março, apareceu no Paço Episcopal de Guarda um grupo de pessoas, vindas de Alfaiates, que foram recebidas pelo Bispo diocesano. Algumas destas tiveram comportamentos incorrectos para com o mesmo Bispo”. A Cúria acusa ainda que, no dia seguinte, “dezenas de pessoas de Alfaiates dirigiram-se para a casa do Presidente da Comissão Administrativa, em Vale de Espinho, e aí insultaram-no e ameaçaram-no de morte”.

Tais reacções, considera a Cúria, visaram “intimidar” a comissão que gere, neste momento, a Santa Casa da Misericórdia de Alfaiates.

“Esperamos que impere o bom senso e sejam criadas todas as condições objectivas para que a Comissão Administrativa cumpra a missão que lhe foi confiada”, pede a Cúria Diocesana, à população de Alfaiates.


Por: José Paiva
Nova Guarda

Sem comentários: