quinta-feira, 2 de abril de 2009

Santa Casa de Misericórdia de Oleiros

UNIDADE CRIA POSTOS DE TRABALHO
Misericórdia de Oleiros cria creche com berçário
Vão ser gastos 315 mil euros. Candidatura aos PARES foi aprovada



A Santa Casa de Misericórdia de Oleiros vai criar um novo espaço para creche e berçário, que vai surgir num edifício paralelo ao actual jardim-de-infância.

As obras de adaptação vão custar cerca de 315 mil euros. Com vista a obter financiamento foi apresentada uma candidatura ao Programa PARES, já aprovada. O contra-to de comparticipação já foi assinado. A Santa Casa vai gastar 90 mil euros. O restante vem do PARES. Espera-se também o apoio da Câmara de Oleiros.

A unidade vai criar mais postos de trabalho: uma ou duas educadoras de infância e três ou quatro auxiliares.

A Santa Casa adquiriu o imóvel, que tem dois pisos e vai ser alvo de obras de rea-daptação profunda, aos herdeiros de António Martins da Silva. Apenas serão mantidas a cobertura e as paredes exte-riores.

A fachada vai conservar-se, de modo a conservar a traça original. O espaço interior será dividido conforme as neces-sidades do projecto, também para não destoar do aspecto arquitectónico dos outros edifícios.

A unidade vai ter mobiliário novo e salas para a prá-tica de diversas actividades pedagógicas por parte das 33 crianças que vai receber, in-cluindo já o berçário que re-ceberá miúdos dos três meses aos três anos.

O provedor da Santa Casa, João Mateus, sublinha a necessidade de arrancar com a nova valência de berçário, pois os pais trabalham e não têm onde deixar as crianças. Muitas vezes é necessário recorrer a particulares. O provedor esclarece que a Santa Casa já dispunha de um espaço que funcionava como berçário, mas apresentava pouco espaço e condições.

João Mateus lembra a importância social das valências da Santa Casa, uma vez que os preços praticados são baixos, realçando ainda a vertente de solidariedade social daquela entidade.

Relembre-se que Misericórdia realizou obras no jardim-de-infância, nomeadamente a nível de ampliação da cozinha.

Sem comentários: