quinta-feira, 2 de abril de 2009

Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros

Redescobrir a pedagogia de aperfeiçoamento interior


A Quaresma apresenta-se como um tempo favorável para a procura de Deus e para o confronto com a verdade nas nossas vidas. Aproveitando este tempo litúrgico, 4 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Distrito de Bragança estiveram em retiro em Balsamão no dia 21 do corrente, para redescobrir a pedagogia de aperfeiçoamento interior, através dos sinais expressivos da Quaresma, a oração, o jejum e a partilha fraterna.
A iniciativa partiu do capelão da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros e do capelão dos Centros Sociais Paroquiais de Santa Comba de Rossas, de Santo Estêvão de Pinela e de S. Roque de Salsas, tendo sido convidadas todas as IPSS do Distrito através da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Bragança— UIPSSDB.

O apelo teve acolhimento junto de dezena e meia de trabalhadores das IPSS, que participaram na actividade denominada, “Dinamismos de Mudança”. Segundo o Pe. Eduardo Novo, capelão da Santa Casa de Macedo de Cavaleiros, “trata-se da primeira iniciativa do género, para o sector social no distrito de Bragança e como tal valeu a pena. Mais, a esta deverá ser dada continuidade nos próximos anos”, referiu.

Também a maioria dos participantes declarou que tinha sido a primeira vez que tinham estado em retiro, mas, “foi algo que não estávamos à espera, mas que valeu a pena”.

A fita do tempo começou a correr pelas 9.30h com o acolhimento, apresentação dos participantes e a oração inicial. Às 11.00h apresentou-se, em traços gerais, o ano litúrgico, partindo da festa do Pentecostes e da Páscoa. Depois de se fazer uma abordagem aos “exercícios quaresmais”, o jejum, a esmola e a oração, seguiu-se um espaço de reflexão individual até à hora do almoço. De tarde, ampliou-se, por mais alguns momentos, o silenciamento pessoal e a oração da “Palavra de Deus”, havendo ainda espaço para a reconciliação individual e para o encerramento da jornada com a celebração da eucaristia. Os trabalhos encerraram pelas 19.00h.


Nacional | Pe. Basileu Pires| 25/03/2009 | 11:05 | 2012 Caracteres | 205 | Diocese de Bragança-Miranda

Sem comentários: