sábado, 29 de novembro de 2008

Misericórdia de Vila Real

Santa Casa - Aprovado o Plano de Actividades e Orçamento 2009

Realizou-se a Assembleia da Misericórdia de Vila Real para discutir e aprovar o Plano de actividades e Orçamento para o ano de 2009. De acordo com as palavras do seu Provedor, P. José Gomes, o próximo ano será um ano de consolidação e de prudência.
Isto não significa que a Santa Casa da Misericórdia diminuirá o seu serviço de qualidade. Será antes um momento para ganhar consistência a fim de continuar mais forte. Apesar destas palavras, a Santa Casa da Misericórdia irá avançar com alguns projectos extremamente importantes para continuar a cumprir o seu espírito benfazejo.

Assim será criado um serviço para os mais carenciados e marginalizados num edifício da R. Marechal Teixeira Rebelo a fim de “dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, mudando a roupa aos andrajosos, após um banho higiénico”. Será um serviço da Misericórdia para atenuar uma chaga social que atinge os mais desgraçados.
Também o Lar Escola Florinhas da Neve será objecto de uma actuação com a finalidade de criar condições para a formação, educação e realização pessoal de todas as utentes. Nesse sentido serão contratados professores para apoiar as meninas nos seus estudos, bem como uma psicóloga e estas terão oportunidade de frequentar aulas de teatro, música e ballet para a sua formação artística. O objectivo será criar condições para formar cidadãs activas e responsáveis.

A Misericórdia terá ainda uma preocupação com a Segurança dos seus utentes tendo sido aprovado a elaboração de um Plano de Segurança para cada Valência que será implementado no ano de 2009. Será também o ano da concretização da elaboração da História da Misericórdia de Vila Real, que terminará em 2010, através de um projecto apoiado por fundos comunitários e com a colaboração de professores da Universidade do Porto.

O ano de 2009 será o ano de consolidação da nova unidade de Média Duração de Cuidados Continuados, com 27 camas que arrancou em Setembro último e que está integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados.

O Orçamento da Misericórdia agora aprovado prevê uma despesa total de 4.496.053 euros que será financiada, pelo Estado apenas com 28%, pelos utentes com 33% e os restante 39% por capitais próprios da Misericórdia, aplicando assim os bens deixados pelos benfeitores na caridade ao próximo.

A Misericórdia de Vila Real em todas as suas valências serve 452 pessoas e para estas actividades todas tem ao seu serviço 173 funcionários. Estes números mostram que já é uma grande empresa, uma grande empresa para fazer o bem e que conforme dizia o senhor Provedor “com trabalho e dedicação vamos transformá-los em realidade”.

José Fortunato Costa Leite

Notícias de Vila Real
26-11-2008

Sem comentários: