sábado, 22 de novembro de 2008

Misericórdia do Porto

Obras de quatro milhões no Hospital da Prelada
Unidade de saúde assinala 20 anos de "bons serviços" prestados à comunidade
00h54m
MANUEL VITORINO
O primeiro hospital privado do Norte a receber a certificação da HQS-Health Quality Service assinala 20 anos de existência. "O prémio implica novas responsabilidades", diz Joaquim Faria e Almeida, vice-provedor da Misericórdia do Porto.

Ao fim de alguns meses de negociações com o Governo e, em particular, com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, a Misericórdia do Porto chegou a acordo com a tutela para renovar, por mais cinco anos, o protocolo de prestação de cuidados médicos aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (ler entrevista ao lado). As cerimónias alusivas ao 20º aniversário do Hospital da Prelada terão lugar, hoje, prevendo-se a participação de vários representantes do Governo, entre os quais, a ministra da Saúde, Ana Jorge.

Entretanto, o Plano de Modernização do Hospital da Prelada, ao qual o JN teve acesso, aponta para investimentos estimados em cerca de quatro milhões de euros para efectuar melhorias nos blocos operatórios, Unidade de Queimados e climatização das áreas de internamento. A instalação de estruturas de segurança e informatização dos serviços de dietética e alimentação, bem como, a criação de um sistema intranet como instrumento interno de ligação, são outras melhorias referidas no plano de investimentos do Hospital da Prelada.

"Queremos informatizar os nossos serviços e utilizar as novas tecnologias como meio de comunicação entre o hospital e o doente. As mensagens através de SMS vão ser um dos meios a utilizar", apontou, ao JN, Joaquim Faria e Almeida, presidente do Conselho de Gerência do Hospital da Prelada.

Outra novidade do plano de informatização prevê o acesso, por parte dos médicos, à história clínica dos doentes e sua comparação em termos analíticos. "Só através do cartão do doente, o médico terá acesso à informação clínica, de forma a salvaguardar a confidencialidade dos dados médicos", disse, ao JN, o responsável do Hospital da Prelada.

Numa área de forte crescimento e com o anúncio de vários hospitais privados pelo país, Joaquim Faria de Almeida está optimista: "Temos uma taxa de ocupação invejável e o esforço de rentabilização tem sido bem sucedido. As nossas equipas médicas fazem autênticos milagres" concluiu.

O Hospital da Prelada tem 35 médicos, 174 enfermeiros e 220 trabalhadores, entre pessoal auxiliar e administrativo. Até agora,e só este ano, registou mais de 81500 consultas externas e efectuou cerca de 10 800 cirurgias.

Jornal de Notícias

Sem comentários: