sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia do Porto

Base logística do INEM no "Conde Ferreira"
00h30m
MANUEL VITORINO
A criação de uma base operacional do INEM no Hospital de Conde Ferreira e a reabilitação da Casa da Prelada são alguns dos projectos da Misericórdia do Porto, cujo Plano e Orçamento foi, esta quarta-feira, aprovado por unanimidade.

Ao todo são cerca de 60 milhões de euros inscritos no Orçamento e o sector da Saúde será aquele que irá absorver a "maior fatia" dos investimentos previstos destinados à modernização dos equipamentos da Misericórdia do Porto. Entre as prioridades, conta-se a instalação das zonas logísticas de socorro médico do INEM-Instituto Nacional de Emergência Médica, no Centro Hospitalar Conde Ferreira, cujo processo negocial continua em andamento com o Ministério da Saúde.

O objectivo é duplo: por um lado, as ambulâncias do INEM deixavam uma artéria central e de grande movimento da cidade (Rua de Alfredo Magalhães, junto ao viaduto da Rua de Gonçalo Cristóvão) e por outro, a futura base do INEM podia ficar localizada a poucos metros do Hospital de S. João e dos principais eixos viários. "Estamos a negociar com o Governo e esperamos chegar a acordo brevemente", disse, ao JN, António Tavares, vice-provedor da Misericórdia do Porto.

O outro projecto objecto de análise está relacionado com a reabilitação do Parque da Prelada, ao Carvalhido, e a sua transformação num espaço lúdico, recreativo e de lazer do Porto. "Gostaríamos de encontrar um parceiro estratégico da cidade, como a Casa da Música ou a Fundação de Serralves, para devolver à cidade os magníficos jardins da Quinta da Prelada", referiu o vice-provedor da Misericórdia. Ao JN, revelou estar, igualmente, prevista a reabilitação da Casa da Prelada, atribuída a Nicolau Nasoni. "Temos dois milhões de euros inscritos para gastar na referida obra", adiantou António Tavares.

Além dos projectos mencionados, a Misericórdia do Porto irá avançar com mais quatro programas: o "Manto Azul", destinado a prestar apoio ao serviço domiciliário; fomentar o Banco da Solidariedade para os mais carenciados e impulsionar a "Casa da Saída", destinado a acolher ex-reclusas que queiram mudar de vida. Uma vez que o projecto já teve o apoio da Segurança Social, prevê-se a recuperação de um prédio, situado na Avenida de Rodrigues de Freitas. "É um projecto muito importante para ajudar à reinserção social das mulheres", especificou António Tavares.

A criação do Observatório de Luta Contra a Pobreza e a programação de um ciclo de conferências alusivas aos 510 anos de vida da instituição, a cargo do historiador Francisco Ribeiro da Silva, catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, são outros projectos inscritos no Plano e Orçamento para 2009.

Jornal de Notícias
14.11.2008

Sem comentários: