quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia do Barreiro

Creche e Cuidados Continuados com investimento assegurado
Santa Casa aprova Plano e Orçamento para 2009

Ana Lourenço Monteiro | 19-11-2008
Jornal do Barreiro
Foi aprovado por unanimidade o Plano de Acção e o Orçamento para 2009 da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro (SCMB), numa reunião ordinária realizada a 14 de Novembro. Em reunião extraordinária, a instituição aprovou ainda a recandidatura dos membros dos Corpos Gerentes com dois ou mais mandatos consecutivos, medida que poderá permitir que o actual corpo de Irmãos eleito veja nascer pela sua mão os dois novos projectos ambicionados para 2010: uma Creche em Palhais e a nova Unidade de Cuidados Continuados.

A decisão de autorizar a recandidatura do corpo de Irmãos que actualmente gere a SCMB para mais um mandato competiu a todos os irmãos da instituição que se pronunciaram em voto na reunião realizada. O próprio Conselho Definitório, na voz do pároco José Rodrigo, afirmou ser essa uma medida “justificada”, já que possibilita o continuar de um trabalho que envolve dois grandes projectos a inaugurar em 2010.

Em análise e discussão do Plano de Acção e do Orçamento para 2009, o provedor da SCMB, Júlio Freire, admitiu que o orçamento em vista “tem grande implicação no desenvolvimento da Santa Casa”. Não só a construção de uma Creche em Palhais – para 66 crianças –, como de uma Unidade de Cuidados Continuados – com 65 camas – promoverão uma viragem no futuro da instituição.

No caso concreto da nova Creche, este é um projecto cuja obra deverá avançar em Fevereiro de 2009, sendo que esta durará 12 meses e representa um investimento de 730 mil euros. Deste valor, “312 mil euros são financiados pela Santa Casa e 446 mil pelo Governo”. O objectivo, segundo Júlio Freire, é que a Creche da SCMB “seja a primeira a arrancar no concelho”, já que no Barreiro “a taxa de cobertura deste tipo de equipamento é muito baixa e a procura é elevada”.

No que respeita à Unidade de Cuidados Continuados – a construir por cima do Lar Nossa Senhora do Rosário e que implica a construção de uma nova unidade de fisioterapia – também deverá ser inaugurada em 2010. A resposta sobre a aprovação desta unidade por parte do Governo só deverá, contudo, aparecer no mês de Dezembro, dando cumprimento aos prazos previstos.

Este é um projecto de maior envergadura, já que envolve “um investimento de 2 milhões e 800 mil euros, numa obra a concluir em 16 meses”. Visado pela SCMB é, no entanto, reduzir este valor para dois milhões de euros, através da intervenção directa da instituição em alguns aspectos.

Quanto a perspectivas de financiamento “são boas”, tendo em conta a “abertura da banca para este tipo de investimentos”. Este factor leva a Mesa Administrativa da Santa Casa a considerar que “este é um projecto exequível”, embora tenha que “envolver a população e as entidades competentes”, ainda que a Câmara Municipal do Barreiro assuma não poder participar financeiramente.

Se todos estiverem “interessados”, Júlio Freire acredita que também assim “será possível reduzir os custos”, na medida em que a instituição poderá “pedir ajuda – monetariamente, em materiais ou até mão-de-obra –, fazer iniciativas, e explicar no que esta Unidade ajuda à qualidade de vida do concelho”. “Logo que o projecto seja aceite”, o provedor admite que “será feita uma maquete para percorrer o concelho, desde a Câmara Municipal a Juntas de Freguesia e colectividades, no sentido de dar a conhecer à população, às entidades e às empresas o que se está a passar”. Previsto está já, de igual modo, realizar um cortejo de oferendas a favor da Santa Casa, bem como um jantar com cerca de 100 pessoas que representará “o pontapé de saída para esta iniciativa”.

Implicadas no Plano de Acção para 2009 da SCMB estão ainda duas obras, nomeadamente “o alargamento da lavandaria” – para dar resposta ao aumento da instituição – e “ a construção de um novo edifício para albergar os serviços administrativos da instituição” que “sairão de dentro do lar, dando mais espaço aos idosos”.

Formação aumenta qualidade

Com um Orçamento para 2009 em mãos no valor de um milhão e meio de euros/ano de investimento, a equipa que lidera a Santa Casa admite estar “esperançada”, ainda que o orçamento suba 4,6 por cento e envolva um total de 3 milhões e 660 mil euros. Face à necessidade de não aumentar custos, mas perante um futuro crescimento também em pessoal – mais de 20 novos funcionários para a Creche e 50 para os Cuidados Continuados –, Júlio Freire confessa que imprescindível será primar pela formação.

Visado é assim “apostar em pessoas qualificadas”, estando já em curso um programa de formação que “tem em vista o futuro”. “Não poderemos admitir tanto pessoal como o necessário, mas queremos formar mais para obter melhores resultados e assim investir mais nos utentes”, afirmou o provedor.

Confiantes nos projectos para 2009 pareceram estar também os membros do Definitório, órgão da SCMB que salientou, em relatório, “um maior empenho [da instituição] em dinamizar as acções de formação profissional do pessoal”. Remetendo para a nova Creche e para a Unidade de Cuidados Continuados, o Definitório admitiu que ambos os projectos, “a curto prazo, vão ampliar substancialmente a dimensão e a acção da Santa Casa”, classificando os estudos feitos e apresentados documentalmente para orçamento como “necessários e realistas”.

Sem comentários: