sábado, 29 de novembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo

Ílhavo: Obras para Hospital de Cuidados Continuados arrancam dia 2
No seu encontro com a comunidade ilhavense, em Newark, Ribau Esteves anunciou que as obras do hospital da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo já têm data marcada

Ribau Esteves anunciou, na sua passagem por Newark e encontro com a comunidade ilhavense, que as obras do Hospital de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo terão início no próximo dia 2. O autarca agradeceu o apoio que a comunidade imigrante “tem dado à Câmara, ao município e à Santa Casa” e solicitou a continuação desta colaboração. A comunicação social local, correspondentes da SIC e RTP Internacional, estiveram presentes neste evento.
A Câmara de Ílhavo já tinha revelado que as obras teriam início antes do final deste ano, sem ter, no entanto, adiantado uma data. Com um prazo de execução previsto de um ano e meio, o Hospital deverá estar concluído e pronto para entrar em funcionamento no terceiro trimestre do próximo ano.
O projecto, no valor de quatro milhões de euros, contempla 55 camas, e será construído no local do antigo edifício hospitalar, onde funciona actualmente a Santa Casa. A futura unidade de saúde destinar-se-á ao internamento de média e longa duração, sendo composta por três pisos, uma sala de estar e de convívio, um bar e refeitório, e uma zona administrativa e de provedoria. Com esta construção, será dada uma maior dimensão aos serviços de medicina física e de reabilitação, mantendo-se o apoio domiciliário actualmente prestado.
Na mesma viagem, Ribau Esteves visitou o lugre Gazela, embarcação ancorada num cais do centro da cidade de Philadelphia e gerida pela Organização Não Governamental “Philadelphia Ship Preservation Guild - PSPG”.
O navio é descrito pela Câmara de Ílhavo como “um dos símbolos da frota bacalhoeira portuguesa, sendo notável o trabalho de conservação desenvolvido, considerando o seu ano de nascimento 1883”.
A visita foi guiada pelo presidente da associação, que foi convidado pelo autarca ilhavense a visitar o município. Ribau Esteves lançou o desafio da realização de uma viagem do lugre Gazela a Ílhavo e a outros portos portugueses com ligação a este navio, um desafio que foi discutido e aceite para trabalho futuro.
A comitiva ilhavense passou ainda, entre outros compromissos, por uma apresentação de cumprimentos e reunião com o Mayor de Halifax e pela participação na Conferência Anual da Sail Training International (STI), onde foi oficialmente apresentada a avaliação da Regata dos Grandes Veleiros, classificada como “muito positiva, nomeadamente na passagem por Ílhavo”. Tiveram ainda lugar várias diligências junto da direcção da STI e de outras entidades de vários países, visando a participação do município de Ílhavo e do Porto de Aveiro noutras Regatas STI e no acolhimento pontual de Grandes Veleiros.

Soraia Amaro

Diário de Aveiro

Sem comentários: