sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco

Eleições na Santa Casa

Guardado Moreira- arquivo Reconquista

Guardado Moreira quer obra do século
O actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, Guardado Moreira, vai recandidatar-se ao cargo. As eleições são dia 22 e a construção de um novo complexo na quinta da Polida é um dos objectivos.

O Coronel Guardado Moreira vai candidatar-se a mais um mandato para provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco. Isso mesmo garantiu ao Reconquista, na passada segunda-feira. De acordo com aquele responsável, o grande objectivo do próximo mandato é a construção do complexo Jaqueline, tido como a obra do século para a instituição.

"Vamos tentar construir o mais possível desse empreendimento", justificou. O novo complexo a instalar na quinta da Polida, junto ao Centro Comunitário João Carlos Abrunhosa, terá diversas unidades de saúde e custa cinco milhões de euros. A Santa Casa aguarda agora pelo aval das entidades responsáveis, para que possa avançar com as obras.

A lista encabeçada por Guardado Moreira para a Mesa Administrativa integra os nomes de Mendonça Horta, Francisco Carvalho, Cardoso Martins, José Fernandes, Fabião Batista, Maria Natália Oliveira Dias (efectivos), Sebastião Martins, João Goulão e Maria Graça Frade (suplentes). Para a Assembleia Geral surgem os nomes de Pires Nunes (presidente), Carlos Oliveira Dias e José Joaquim Pio (efectivos), João Ribeiro (presidente suplente), Maria Carmo Batista e José Melgueira. Finalmente, o Conselho Fiscal será presidido por José da Cunha Neto, tendo a seu ado António Roxo Vaz e Filipa Nunes (como efectivos) e Fernando Patrício, António Barata e Antero Antunes Carrega (como suplentes).

Desafio imenso

Com 320 funcionários, a Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco é uma das mais fortes instituições da região. Tem 419 camas disponíveis, presta apoio a centenas de idosos através de vários programas como o apoio domiciliário, e os centros de dia ou de convívio. Possui ainda dois infantários, que acolhem cerca de 200 crianças e um centro para os jovens. Estruturas que o Provedor considera importantes para a cidade.

Mas o novo grande desafio de Guardado Moreira será a construção do Complexo Jaqueline. Uma nova estrutura que ocupará uma área bruta de construção de 11 mil metros quadrados. “O complexo ficará dotado de unidades para doentes de parkinson – um bloco com capacidade para 21 utentes; de alzheimer (outro bloco para 21 utentes), cuidados continuados de média duração (30 utentes) e de longa duração (15 utentes), Lar para autónomos e não independentes (21 pessoas), e cuidados paliativos”, explica Guardado Moreira.

Ainda nesse sector haverá estacionamentos subterrâneos (70 lugares), estacionamento ao ar livre, zonas verdes, com espaço de recreio distintas (com possibilidade de isolamento de alguns utentes) e espelhos de água.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia refere ainda que todos os blocos ficarão interligados com passadiço superior, o que permitirá um perfeito funcionamento entre as duas unidades e minimizar as distâncias, melhorando funcionamento dessas estruturas.


Por: João Carrega

Jornal Reconquista
06-11-2008

Sem comentários: