quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Arnóia

Santa Casa de Arnóia aposta na criação de Unidade de Cuidados Continuados

O Notícias de Basto, em conversa com o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Arnoia, e outros seus colaboradores, foi auscultar os projectos em que estão empenhados e a desenvolver nos próximos tempos.

Entrevista de Henrique Gomes com F.V.B.

Noticias de Basto, chegando ao edifício do Mosteiro de Arnoia e sendo acompanhado pelo Provedor da Santa Casa, o professor Bastos, após uma abordagem tida anteriormente, começou por me apresentar a maquete do projecto de recuperação do lar e da criação da unidade de cuidados continuados de longa duração. Indo para a sala de reuniões foi acrescentando que a unidade de cuidados continuados era um projecto a desenvolver no curto prazo, bem como apresentou as ideias associadas à remodelação do Lar de Idosos.

O Provedor antes de responder às nossas questões realçou todo o empenho demonstrado pelos membros da Mesa Administrativa, entre os quais a médica Graça Mota, bem como realçou também o empenho dos técnicos e funcionários neste projecto, que considera ambicioso, no sentido da melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como “no voltar um pouco às raízes”, do que era o antigo “Hospital de S. Bento”, através de uma unidade de saúde.
NB - Em que consiste a ampliação e remodelação do Lar de Idosos?
PB - O Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnoia tem cinquenta e nove utentes para os quais possui acordo de cooperação com a Segurança Social (Quarenta e nove estão internados no Edifício do Mosteiro e dez estão no Edifício da Casa das Abeguarias). O Edifício do Mosteiro é antigo e necessita de obras de remodelação e ampliação de modo a cumprir com as normas previstas para o funcionamento de Lares de Idosos, isto é, transformar todos os quartos existentes em quartos individuais ou duplos com casa de banho privativa bem como efectuar outras adaptações previstas pela lei em vigor.
NB - Em que consiste a Criação de Unidade de Cuidados Continuados?
PB - A Santa Casa pretende criar uma unidade de cuidados continuados de longa duração e manutenção com dezanove camas, cujo objectivo é prestar cuidados de saúde a doentes crónicos que apresentam um grau de dependência e complexidade, que não possam ser prestados no domicilio e cujo período de internamento seja previsivelmente superior a 90 dias.

É para doentes de qualquer idade, com patologias crónicas que exijam diariamente algum tipo de cuidados de saúde e que são prestados por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Este tipo de Unidade pode ainda proporcionar o internamento a doentes com dificuldades de apoio familiar ou quando o cuidador do doente necessita de descanso. A santa Casa efectuou um projecto de arquitectura único que integra a ampliação do Lar de Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário e a Unidade de Cuidados Continuados, rentabilizando os recursos comuns, quer humanos, quer espaços, quer serviços. Apesar deste projecto global ser todo ele necessário para a melhoria das condições, apenas foi alvo de enquadramento em candidatura à ARS Norte – Programa Modelar, a Unidade de Cuidados Continuados, ficando a remodelação do Lar dependente de outro financiamento, quer público ou privado.
NB - Com a concretização destes dois projectos que benefícios o concelho e as populações terão?
PB - Os benefícios para a população do concelho são a melhoria da qualidade das respostas sociais de Lar e Serviço de Apoio Domiciliário ao nível das estruturas que já são antigas. No que respeita à Unidade de Cuidados Continuados, e apesar delas ajudarem a descongestionar hospitais e unidades de saúde, iremos ao encontro das necessidades das famílias celoricenses que necessitem de cuidados de saúde de carácter continuado. Actualmente não existem Unidades deste tipo no concelho, nem nos concelhos limítrofes verificando-se que os doentes de Celorico estão a ser internados em locais como Monção, Riba D´Ave ou Sabrosa. Para os familiares torna-se muito complicado visitar os doentes e estes são desenraizados do seu meio natural de vida.
NB - A unidade de cuidados será acessível para os mais carenciados?
PB - Os critérios de acesso sã os definidos pelo Serviço Nacional de Saúde, que por natureza é universal e tendencialmente gratuito, não discriminando ninguém do ponto de vista económico.

in Notícias de Basto,

Sem comentários: