sábado, 29 de novembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Barcelos

Duas listas candidatas à Misericórdia
00h30m
PEDRO VILA-CHÃ
Os irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos vão este domingo a votos. A sufrágio submetem-se duas listas, situação inusitada nos últimos 40 anos. As investigações da PJ a alegados desvios de verbas pairam sobre a instituição.

São as "nuvens" que pairam sobre a instituição com 500 anos que estão a centralizar a opinião pública barcelense. Aos 530 irmãos votantes perfila-se a lista A, do actual provedor, Mário de Azevedo; do outro, apostada na renovação e em conferir credibilidade à casa está uma lista renovadora, liderada por Nunes de Oliveira.

"Um novo fôlego" surge como máxima à candidatura que tem congrega Vasco Carvalho, Manuela Dantas, João Albuquerque ou Manuel Jorge Frias, apostados na "renovação quanto aos métodos de gestão da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos". E neste particular, volta à baila a questão que desacreditou a instituição, com investigações da Polícia Judiciária que revelaram "um desvio agregado negativo, no montante de 430.362,40 euros cujo destino não foi possível identificar".

Alegam os elementos da lista B, liderada por Nunes de Oliveira que "a desorganização em que está mergulhada a nossa Misericórdia merece uma resposta objectiva e eficaz", até para aceder aos milhares do Quadro Comunitário de Apoio. "Mas, para isso, é necessário restituir a credibilidade", diz Nunes de Oliveira.

Mário de Azevedo faz-se valer dos muitos anos instalado à frente da instituição, recorrendo, agora, à chamada de novos elementos, como Nogueira de Brito, um dos 49 irmãos que subscreveram proposta recentemente.

A ameaça de impugnação das eleições foi já evocada pela lista B, alegando o facto de Brochado pedras ter exercido os três últimos mandatos à frente do Definitório e de não ter pedido, na última Assembleia Geral, a renovação do mandato. Defende-se o antigo candidato à Câmara pelo CDS alegando que é candidato à Mesa Administrativa. "Nada na lei me impede de concorrer a outro órgão", diz Brochado Pedras.

A corrida eleitoral termina às 10 horas de amanhã, altura em que os irmãos escolherão entre a permanência da actual direcção ou a renovação, pela mão da equipa liderada por Nunes de Oliveira.

Jornal de Notícias
29-11-2008

Sem comentários: