sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Mise4ricórdia de Óbidos

Padroeira de Óbidos desfila ao som de música e poesia

Numa procissão suis generis e semelhante às cerimónias marianas espanholas, onde são recitados cânticos e poesias, a imagem da padroeira de Óbidos, Nossa Senhora da Piedade, vai sair em procissão pelas ruas da vila, amanhã, a partir das 16 horas.

Realizada no âmbito do programa Descobrir Óbidos, a cerimónia terá início na Igreja da Misericórdia e percorre depois, dentro de uma charrete, as principais ruas e praças intra-muros.

De acordo com Carlos Orlando, presidente da Associação de Defesa do Património do Concelho de Óbidos (ADPCO), ao longo dos séculos de história de Óbidos, a até antes da nacionalidade, o povo evocou a “Mãe de Deus como padroeira de todos os lugares, modelo de todas as virtudes e advogada de todas as necessidades”.

O seu culto remonta a D. Afonso Henriques que se serviu da vitória do assenhoreamento de Óbidos aos mouros para evocar Nossa Senhora da Piedade, que se encontra no Cruzeiro da Memória de S. João. Ali é possível ver uma “escultura em pedra, muitíssimo danificada, em forma de cruz com Cristo na face dianteira e, na traseira, a Virgem Dolorosa, ou Nossa Senhora da Piedade, contemplando o seu filho morto, que tem sobre os joelhos”.

A imagem desta santa também se encontra na entrada principal, no oratório da Porta da Vila, e num altar na igreja paroquial de S. Pedro.

A recuperação desta tradição surge do estudo e valorização do património tradicional realizado pela ADPCO, à semelhança do que já aconteceu, no passado, com as procissões da Ordem Terceira, dos Fugaréus e o auto do Descimento da Cruz.

Esta iniciativa é realizada pelas paróquias de São Pedro e Santa Maria, autarquia e empresa municipal Óbidos Patrimonium, Associação de Defesa do Património de Óbidos e com o apoio da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Óbidos e museu termal das Caldas da Rainha.

Fátima Ferreira

Gazeta das Caldas
24-10-2008

Sem comentários: