sábado, 11 de outubro de 2008

Misericórdia de Castelo Branco

Dia do Idoso assinalado com êxito

Foi vivido com muita alegria e redobrada satisfação, por todos os residentes na Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, o transacto dia 1 de Outubro, “Dia do Idoso”, “Dia da Música” e “Dia de Santa Teresinha Menino Jesus”.

Para festejar, condignamente, estas efemérides, a Mesa Administrativa da Santa Casa, promoveu várias iniciativas de índole religiosa/recreativa.

Logo pela manhã, o capelão da Misericórdia, Pe. Manuel Bernardo dos Santos, presidiu à celebração da Santa Eucaristia, sufragando a alma de todos os benfeitores desta Irmandade, bem como de todos os membros dos Corpos Sociais, já desaparecidos, assim como de todos os que já residiram nesta Instituição e já dormem o sono eterno.

Este acto de culto, que teve lugar na igreja da Graça, foi devidamente solenizado pelo “Grupo de Cantares e Danças da Santa Casa”, tendo impressionado a assistência, não só pela sua polifonia, como pelo timbre e harmonia conseguidos.

Seguiu-se, nos claustros da Misericórdia, uma bem confeccionada refeição. Tomando a palavra, o Provedor da Instituição, Guardado Moreira, a todos saudou com entusiasmo, apetecendo as maiores felicidades a todos os presentes, desejando, de imediato, que de hoje a um ano, todos aqui voltemos a estar, a festejar este dia, com a saúde e o entusiasmo que hoje nos anima.

Seguiu-se, no uso da palavra, o presidente da Assembleia Geral, António Frade, que igualmente se congratulou por poder estar entre os membros da Santa casa, que ele serve há 21 anos consecutivos, com amor, carinho, dedicação e estrénue entusiasmo. Depois de saudar todos os presentes, fez um rasgado elogio aos membros da actual Mesa Administrativa, bem como a todos os Corpos Gerentes que dirigem a Misericórdia, que é a maior instituição de solidariedade social do distrito de Castelo Branco, onde labutam 327 trabalhadores, distribuídos pela Sede, Centro Comunitário João Carlos d’Abrunhosa, Centro de Dia de São João de Deus, Centro de Dia de Santo António, Centro Social Dr. Adriano Godinho, dois Jardins de Infância, Centros de Convívio de Idosos e de Jovens.

Depois de várias considerações, o prelector, dirigindo-se para José Guardado Moreira, saudou-o efusivamente, adiantando: “É um homem esforçado, denodado e competente, assíduo trabalhador, diariamente ao serviço da Misericórdia e de todos os que carecem de auxílio. Peço às Senhoras da Misericórdia e da Graça, que não lhe regateiem saúde, da que ainda necessitar, para conduzir esta grande barca, a bom porto. Desde há 24 anos que a Misericórdia é a sua casa, o seu local de trabalho, a menina reluzente dos seus olhos. É um voluntário a cem por cento”. Uma enorme salva de palmas sublinhou estas suas derradeiras palavras. E a terminar, recordou os benfeitores da Santa Casa, augurando-lhes que “Deus lhes aumente os seus bens, para eles os poderem repartir pelos mais necessitados”.

Por fim actuou o “Grupo de Cantares e Danças da Misericórdia”, composto por uma mescla de empregadas da Santa casa e alguns idosos, o qual a todos deliciou, fazendo recordar os cantares e as melodias de outros tempos e tantas vezes entoados nesta região.

Encerrou a tarde recreativa, o Grupo Instrumental dos utentes da Santa Casa, que a todos entusiasmou, com a garridice dos seus bem orquestrados musicais, que tocaram com brilho, conseguindo interpretar, com maviosa perfeição, as melodias do cancioneiro regional da Beira Baixa, o que criou um ambiente alegre, com seus ritmos contagiantes.


Por: Fabião Baptista

Sem comentários: