segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Misericórdia da Guarda

A Santa Casa da Misericórdia da Guarda e a União das Misericórdias Portuguesas


Para além das reuniões estatutárias (de periodicidade quinzenal), tem a Mesa Administrativa da Santa Casa continuado a integrar-se e a intervir nas Assembleias Gerais e outras reuniões (nomeadamente do Secretariado Nacional) e encontros promovidos pela União das Misericórdias Portuguesas, a última das quais decorreu em Fátima, no passado dia 17 deste mês de Setembro, para debater o “Protocolo de Cooperação (com o Estado) para 2008” e “As Misericórdias e a Hierarquia da Igreja”.
O Secretariado Distrital da União das Misericórdias (onde têm assento todas as Misericórdias do Distrito da Guarda) reúne, também periodicamente, para tratar de assuntos comuns às Misericórdias do Distrito, sendo tais reuniões, na medida do possível, descentralizadas, até para facilitar e tornar mais equitativas as condições de deslocação dos respectivos Provedores ou outros representantes.
A última reunião do Secretariado decorreu no passado dia 12 de Julho, contando, para além da presença de muitos dos Provedores das Misericórdias do Distrito, com a presença do Coordenador Sr. Lucílio e do Sr. Dr. Rui Rebelo, Vice-Presidente da União, tendo sido apreciados e debatidos “Assuntos sobre Cooperação Social, nomeadamente no que respeita às comparticipações do Estado para funcionamento das Valências” e a “Concertação Colectiva de Trabalho”, com o ponto de situação do Acordo de Instituição aplicável às Misericórdias e seus trabalhadores, em fase de revisão.
Na sua qualidade de Presidente do Secretariado Distrital da União das Misericórdias, o Provedor da Misericórdia da Guarda tem participado nas reuniões da Comissão Distrital de Acompanhamento e Avaliação dos Protocolos e Acordos de Cooperação, que são presididas pelo Sr. Director do Centro Distrital da Guarda da Segurança Social, tendo também assento, em tais reuniões, o Sr. Presidente da Direcção da União Distrital das IPSS.
O Secretariado tem-se feito representar, nas reuniões das Plataformas Supra-Concelhia da Beira Interior Norte, Supra-Concelhia da Serra da Estrela, pelos seus vogais, os Srs. Provedores da Meda e Gouveia, respectivamente.

A Guarda
02-10-2008

Sem comentários: