sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Misericórdia de Álvaro

Igreja de Álvaro quase pronta
A Igreja de Misericórdia de Álvaro está como nova. As obras de requalificação estão quase concluídas e a inauguração poderá estar para breve.


As obras de requalificação da Igreja da Misericórdia, em Álvaro, estão quase concluídas. De acordo com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Álvaro, apenas falta o arranjo do pavimento daquele imóvel. Num investimento de cerca de 300 mil euros, as obras foram financiadas pela Câmara de Oleiros e pelo Programa Aldeias de Xisto. “Só com o apoio da autarquia, que assumiu a componente financeira que cabia à nossa instituição, é que foi possível recuperar-se a Igreja”, esclarece José Mateus Nunes.

O provedor da Santa Casa recorda que a “Igreja data de 1597. Esta intervenção permitiu o restauro completo do imóvel. Desde a talha, às imagens, ao tecto e cobertura, até ao pavimento da igreja, tudo foi restaurado”.

Tradicionalmente, a Igreja é utilizada na Semana Santa e faz parte da cultura de uma aldeia que já foi sede de Concelho. O Provedor da Santa Casa assegura que a inauguração será feita em data a indicar pela Câmara de Oleiros, o que acontecerá depois do “chão da igreja ter sido colocado de novo”.

Entretanto, e enquanto a Igreja não abre portas oficialmente, a Santa Casa da Misericórdia de Álvaro realiza o seu tradicional magusto, no próximo dia 8 de Novembro. A iniciativa decorrerá junto à albufeira de Álvaro.


Por: João Carrega

Jornal Reconquista Castelo Branco
24-10-2008

Sem comentários: