quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Misericórdia de Braga

Misericórdia de Braga associa a sua história aos 500 anos do Hospital de São Marcos


A Comissão Executiva das Comemorações dos 500 Anos do Hospital de São Marcos apresenta a 29 de Outubro o livro “A Misericórdia de Braga – A Assistência no Hospital de São Marcos”, obra de investigação histórica de Maria de Fátima Castro, então apresentada por Maria Antónia Lopes, docente da Universidade de Coimbra.

De acordo com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, que assina o prefácio, estamos perante o quarto volume da história da instituição, um trabalho que vem sendo executado por Fátima Castro e através do qual esta se associa à comemoração do quinquagentésimo aniversário da unidade hospitalar bracarense.


Em declarações ao departamento de comunicação do município bracarense, Bernardo Reis recorda que o Hospital de São Marcos foi fundado em 1508 pelo arcebispo D. Diogo de Sousa, ficando sob a administração da Câmara Municipal de Braga até 19 de Outubro de 1559, altura em que a gestão foi transferida para a Irmandade e Misericórdia de Braga, por deliberação do arcebispo D. Frei Bartolomeu dos Mártires.


Dois outros arcebispos – D. Rodrigo de Moura Teles e D. Frei Caetano Brandão – estão «fortemente» ligados à história da instituição, «como impulsionadores do seu crescimento e desenvolvimento, tendo o primeiro sido Provedor da Misericórdia no período de 1709 a 1712».


Nacional | Agência Ecclesia| 22/10/2008 | 10:38 | 1312 Caracteres | 6 | Diocese de Braga

Sem comentários: