sábado, 18 de outubro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Constância

Creche de Constância será a primeira no concelho



A Misericórdia de Constância deu esta semana por concluídos os trabalhos de construção e recheio de uma creche na sede de concelho, “o único município do distrito que até hoje não era servido por este tipo de infra-estruturas”, disse hoje à Agência Lusa o seu Provedor.

Com um investimento de 550 mil euros e capacidade para 60 crianças, a nova infraestrutura foi construída no Bairro do Chão da Feira, junto à Escola EB 2,3/S Luis de Camões, sendo sua proprietária a Santa Casa da Misericórdia de Constância, entidade que fará também a sua gestão.

Segundo disse à Agência Lusa o provedor da Santa Casa, “este era um equipamento que fazia muita falta, não só aos pais e encarregados de educação do concelho de Constância mas também a muitos outros de freguesias e municípios vizinhos”.

“Este é mais um desafio para a Misericórdia, pois até agora tem trabalhado essencialmente com a terceira idade nas valências de Centro de Dia, internamento e apoio domiciliário”, afirmou Vasco Botelho de Sousa.

Segundo disse, “atendendo à relação privilegiada que a instituição mantém com a autarquia, que incentivou e impulsionou a constituição desta parceria estratégica, decidimos avançar com esta ideia atendendo às reais necessidades da população”.

“O município cedeu o terreno para a construção do equipamento e pagou o respectivo projecto de execução, sendo que os 550 mil euros do custo total da obra foram comparticipados em 54 por cento através do FEDER, 36% através do PIDDAC e os restantes 10 por cento foram assegurados pela Santa Casa da Misericórdia de Constância”, afirmou.

A nova creche, a inaugurar brevemente, terá capacidade para 60 crianças divididas por seis salas e contará com cerca de 30 funcionários, entre os quais 12 educadoras de infância.

Um dos três núcleos que constituem a nova infraestrutura é composto por salas destinadas a berçário e parque de crianças dos 12 meses aos 3 anos de idade, duas salas de actividades dos 12 aos 24 meses e outras duas salas de actividades para crianças dos 24 aos 36 meses.

“Todas as salas estão equipadas com instalações sanitárias à medida das crianças e respectivas idades”, afirmou o responsável.

Num segundo núcleo, destinado a serviços administrativos, “já foram colocados e equipados os gabinetes para as educadoras, para o serviço de secretariado, de direcção administrativa, de direcção técnica e a sala de reuniões”.

No terceiro núcleo foram instaladas as áreas de serviços, tais como refeitórios, salas polivalentes, cozinha, despensa, armazém e tratamento de roupas.

O exterior do edifício contempla pátios cobertos e áreas descobertas, “devidamente preparadas para a realização de actividades lúdicas”, afirmou o Provedor.

Para Vasco Botelho de Sousa, “com a conclusão física da obra o principal está feito, sendo que falta apenas que o Estado defina a comparticipação financeira para cada uma das crianças para o equipamento entrar em funcionamento o que, acredito, acontecerá em breve”.

“É um pequeno pormenor mas é de extrema importância que o Ministério defina a respectiva dotação para podermos iniciar a actividade”, afirmou.

Segundo disse à Agência Lusa o presidente da Câmara de Constância, “este era o único concelho do distrito que ainda não tinha uma creche a funcionar, uma valência que muita falta nos fazia no âmbito das politicas de apoio à familia e que vai entrar ao serviço da comunidade muito em breve”.

“Esta é uma obra que em muito honra o concelho e que oferece excelentes condições para que os pais possam agora colocar aqui os seus filhos, numa lógica de apoio continuado às famílias”, afirmou António Mendes.

O Mirante
17-10-2008

Sem comentários: