sábado, 11 de outubro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo

ABERTA AOS TURISTAS - Igreja da Misericórdia recebeu 23 mil visitantes


Publicado na Sexta-Feira, dia 10 de Outubro de 2008, em Actualidade

Pelo terceiro ano consecutivo a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo aceitou integrar a Igreja da Misericórdia no pacote turístico da ilha Terceira, tendo este edifício recebido, em 2008, a visita de 23 281 turistas durante os meses de Junho a Setembro


A novidade este ano foi o facto da delegação regional de Angra do Heroísmo da Direcção Regional de Turismo (DRT) ter contribuído com apoio financeiro para que a igreja fosse visitável.

“ Recebemos um subsídio da DRT que permitiu ter entre as 9h e as 17h uma pessoa permanentemente na Igreja da Misericórdia disponível para mostrar o edifício aos turistas”, afirma António Marcos, provedor da Santa Casa da Misericórdia angrense. Para além disso, a instituição criou um panfleto bilingue com informações sobre a Igreja da Misericórdia, “um espaço muito rico em arte sacra e que disponibilizamos com muito gosto a todos os que visitam Angra do Heroísmo”, refere o responsável da Santa Casa.

A Igreja da Misericórdia é visitável desde 2006, tendo na altura a DRT apoiado todo o processo que permitiu que o espaço estivesse aberto aos turistas. O ano passado a Santa Casa não teve apoios estatais, mas “graças ao empenho de voluntários conseguimos ter a igreja aberta”, recorda António Marcos.



Complexo habitacional quase concluído



Até ao final de 2008 a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo vai concluir o complexo habitacional de S. Carlos. Este projecto contempla a construção de 32 habitações T1 e T2, um salão com capacidade para 180 pessoas, uma cozinha que serve de apoios às refeições domiciliárias, entre outros serviços

Neste momento estão já ocupadas 27 habitações, coma preferência a ser dada as pessoas mais idosas, estando também a funcionar uma creche e um gabinete de enfermagem que, em parceria com a Junta de Freguesia, disponibiliza a presença de um enfermeiro durante dois dias da semana.

“ Neste momento estão em fase de conclusão quatro T1 e um T2 em fase de estrutura, e quando estiverem prontos poderemos dar por concluído este projecto”, esclarece António Marcos

Projectos em carteira

De acordo com o seu provedor, em 2009 a Santa Casa pretende começar com as obras de recuperação de outra igreja, a das Concepcionistas, um projecto que faz parte das prioridades da instituição há já algum tempo, mas que de acordo com António Marcos ainda não foi possível concretizar “por falta de verba “.

Com a conclusão do complexo habitacional em S. Carlos, António Marcos espera arrancar finalmente com a recuperação da Igreja das Concepcionistas, a construção de capelas mortuárias e a criação no espaço envolvente de uma zona social que albergaria o projecto da “Academia da 3ª Idade” e vários ateliers de arte “onde as pessoas possam ocupar o seu tempo livre”.

A instituição tem também agendada a recuperação do tecto do Hospital de Santo Espírito, e está neste momento em contacto com várias empresas para avançar com a do edifício que alberga o lar de idosos.

“ O lar foi inaugurado em 1986 e já não tem consegue cumprir com muitas das actuais exigências de segurança de um edifício deste tipo, e temos aqui 186 pessoas que não podemos abandonar, pelo que estamos a contactar empresas ara começarmos coma obra de modernização”, afirma António Marcos.

Outra novidade em relação ao lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo prende-se com a implementação de um sistema informático que permita aos familiares “entrar em contacto com os idosos e ter acesso a informações do seu processo disponibilizadas por nós para que possam saber o que se passa com o seu utente”.

Renato Gonçalves

renato@auniao.com

Foto: João Costa/Fotaçor

Sem comentários: