domingo, 19 de outubro de 2008

Misericórdia de Mogadouro

Arquivo: Edição de 30-09-2008

SECÇÃO: Informação Regional

Técnicos contratados pelo IGESPAR iniciaram os trabalhos pelas pinturas secas do altar-mor

Igreja da Misericórdia de Mogadouro restaurada

As pinturas do altar-mor da igreja da Misericórdia de Mogadouro, que se ergue no centro histórico da vila, estão a ser alvo de uma acção de restauro levada a cabo por técnicos especializados contratados pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGSPAR).
Segundo Ana Lopes, técnica de restauro, a intervenção começou pela limpeza, consolidação e estabilização das argamassas dos painéis. Ao passo que a segunda fase incidiu na reintegração pictórica de toda a obra.
“As pinturas apresentavam-se bastante degradadas, pelo que foi necessário alguma perícia. No início não se viam as imagens porque estavam opacas e escurecidas e algumas tapadas com cimento. Além disso, também se encontravam destacadas de todo do seu suporte”, explicou Ana Lopes.
De acordo com os técnicos que executam o trabalho de restauro, as pinturas remontam ao século XVIII. No entanto, é possível deduzir que houve outras que remontariam a séculos anteriores.

Obra vai beneficiar toda parte cultural do concelho de Mogadouro

“Estas pinturas poderiam ter sido executadas através de estampas já existentes, ou seja modelos pré- definidos que circulavam um pouco por todo lado. Embora pareçam pinturas de feição do século XVII, estas já são do século seguinte”, avançou a técnica.
Por seu lado, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, João Henriques, congratula-se com o facto do IGESPAR ter disponibilizado dezenas de milhares de euros para a intervenção.
“ Esta obra vai beneficiar toda parte cultural do concelho de Mogadouro. Acreditamos que após a conclusão da intervenção efectuada nos painéis laterais, os secos existentes no tecto da capela-mor representarão o passo seguinte”, avançou o provedor.
A capela da Misericórdia de Mogadouro, em conjunto com a torre sineira do século XXIII, e o castelo medieval da vila formam uma beleza única do ponto de vista arquitectónico.


Por: Francisco Pinto


Nordeste

Sem comentários: