sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira

Sidónio Pardal é também nome de rua
Autarquia inaugurou, no sábado passado, a rua Sidónio Pardal, sanjoanense ilustre. O novo arruamento situa-se na zona das Corgas


S. João da Madeira tem uma nova rua com o nome de um munícipe. A Rua Sidónio Pardal, paralela à linha do Vale do Vouga, liga o Complexo Desportivo Paulo Pinto (entrada para as piscinas interiores) à passagem de nível, na Rua da Estação. A inauguração desta nova rua deu-se no passado sábado, 18, com o descerramento da placa toponímica.

“Um gesto simples de reconhecimento, que significa ‘muito obrigado’”. Foi assim que o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira justificou a atribuição do nome de Sidónio Pardal a uma rua da cidade. O objectivo é também perpetuar a memória do benemérito da cidade. Castro Almeida disse sentir-se “honrado por poder ser o procurador dos sanjoanenses, que são gratos, sabem reconhecer quem nos faz bem, quem trabalha para nós, quem faz mais do que a sua obrigação”. Sidónio Pardal afirmou não ter feito mais do que se cumprir a si próprio. Agradeceu o reconhecimento prestado pela cidade e mostrou-se preocupado com a conjuntura de crise que assola o mundo. “Mas a sábia orientação de Castro Almeida dá-nos esperança que o progresso desta terra não pare com a crise”, afirmou Sidónio Pardal.

Sidónio de Pinho Álvares Pardal, nasceu em 1921 e tem estado ligado à história do concelho. Ocupou, durante 30 anos, vários cargos na Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira. Foi provedor desta instituição durante um mandato, três anos anos (1999-2001). Recebeu a condecoração de “Mérito e Dedicação” pela União das Misericórdias Portuguesas. A Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa foi nomeada após o benemérito. Sidónio Pardal foi ainda uma figura importante na construção do Pavilhão dos Desportos da Associação Desportiva Sanjoanense.

Em Setembro de 2006, a autarquia decidiu, por unanimidade, atribuir a Sidónio Pardal a Medalha de Mérito Municipal em Ouro. Na acta da reunião onde esta atribuição foi decidida pode ler-se que o cidadão em causa teve “uma vida de grande dedicação a S. João da Madeira, nos domínios das causas sociais e da saúde, na promoção do desporto e da cultura, com espírito empreendedor e aceso bairrismo”. O discurso de Castro Almeida citado nessa reunião refere ainda que Sidónio Pardal “foi dirigente de várias instituições sanjoanenses”.


A rua Sidónio Pardal foi oficialmente aberta com um desfile de carros antigos. 112 clássicos do automobilismo passaram em frente aos muitos sanjoanenses que acorreram à inauguração. O cortejo abriu com um carro de bombeiros dos anos 30, de marca Lancia. Um Jaguar XK 120, um Rolls Royce anterior a 1940, um Plymouth e dois Cadillac encheram a vista aos presentes.

Por: Liliana Guimarães

Jornal Labor

Sem comentários: