sábado, 20 de dezembro de 2008

Misericórdia da Mealhada

Mealhada: Misericórdia exclui hipotética alienação do Hospital
O próximo ano, apesar de algumas dificuldades, será de “expansão consolidada” do Hospital da Misericórdia da Mealhada, garante o provedor

Contrariando alguns rumores que circulavam na Mealhada, segundo os quais o Hospital da Misericórdia poderia ser alienado, devido aos constrangimentos financeiros para assegurar a sua funcionalidade, o provedor da instituição veio tranquilizar os mais inquietos, assegurando que essa hipótese nunca foi equacionada. No limite, João Peres admite a consumação de parcerias, se as mesmas se revelarem vantajosas para o Hospital, acreditando mesmo que o próximo ano será o da “expansão consolidada” da unidade hospitalar.
A perspectiva sobre o rumo do hospital foi transmitida pelo provedor da Misericórdia, durante a assembleia que aprovou o orçamento e plano de actividades para 2009, acabando por ser o tema central da reunião.
Entendendo que o próximo ano será o da recuperação da unidade hospitalar e da sua expansão, João Peres acredita que “o pior já passou”, não escondendo, porém, que em 2009 ainda existirão resultados financeiros líquidos negativos, mas que revelam uma tendência de decréscimo.
“Depois de muito termos argumentado pela necessidade social e capacidade do nosso hospital, as convenções com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) nas áreas da imagiologia e fisioterapia arrancarão já em Janeiro de 2009. Tais convenções, para além da utilidade social inequívoca, representarão a rentabilização da capacidade instalada que dispomos desde o primeiro dia e para a qual dimensionámos o nosso hospital”, perspectivou João Peres
Revelando que, apesar dos contactos que têm existido com entidades que estão na disposição de propor parcerias com o hospital, “até ao momento não temos qualquer resposta concreta nesta matéria”.
A propósito dos projectos futuros de médio e longo prazo, o provedor da Misericórdia da Mealhada deu conta da necessidade de se avançar com a ampliação do espaço dos serviços administrativos do hospital e da sede, existindo ainda a intenção de se estudar a possibilidade da criação de uma escola do primeiro ciclo. Neste sentido, já terá existido um encontro com a DREC, estando em fase de realização um levantamento sobre as instalações de ATL, para posterior solicitação de um parecer prévio.
No que diz respeito ao Mercado da Mealhada – pertença da Misericórdia – a instituição entende que deverá ser a câmara municipal a realizar as obras de remodelação do espaço, ajustando a infra-estruturas às exigências legais de higiene e segurança.
Aprovado por unanimidade, o orçamento e plano de actividades para 2009 prevê um volume de proveitos de 5.820.550 euros, correspondendo a custos de 6.259.741 euros, sendo o resultado líquido previsional negativo de 457.192 euros.

António Jorge Pires

Sem comentários: