terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Viseu

Reconstrução do Imóvel antigo na Av. Emídio Navarro
Começaram as obras de requalificação de um velho imóvel na avenida Emídio Navarro, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, que vai passar para a Câmara Municipal por um período de 30 anos. O processo faz parte dos projectos da SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu. O imóvel destina-se a acolher a escola da Companhia de Dança Paulo Ribeiro. A área do edifício é de aproximadamente 865,60m2. Para além do espaço ao dispor da Companhia de Dança, o rés-do-chão é destinado a comércio.

Os trabalhos obras vão custar meio milhão de euros e têm um prazo de execução previsto de 240 dias. As obras prevêem a reconstrução total do imóvel, preservando apenas a fachada. O edifício será dotado de todas as infra-estruturas, tais como telecomunicações, isolamento acústico, sistemas de aquecimento e segurança contra o risco de incêndios. A recuperação deste imóvel, que apresenta características arquitectónicas únicas na cidade de Viseu, insere-se na reabilitação, em curso, na zona (da responsabilidade de particulares. Juntamente com as restantes intervenções previstas para o Largo Mouzinho de Albuquerque, das quais se destaca também um parque subterrâneo para viaturas ligeiras, o edifício em causa constituir-se-á como um novo ‘cartão de visita’ de Viseu.

O projecto prevê a manutenção das duas lojas comerciais do rés-do-chão. O piso térreo dará acesso à ‘Escola de Dança’ com uma pequena sala de espera à entrada e acesso ao elevador e às escadas. No 1º piso existirá uma recepção, uma sala de dança e as respectivas instalações sanitárias. Por outro lado, aproveitando a existência de uma pequena varanda acessível na parte posterior do edifício, voltada para os recintos desportivos da Escola Emídio Navarro, optou-se aí pela instalação de uma Cafetaria/Bar para apoio aos alunos. No 2º piso fica uma segunda sala de dança, instalações sanitárias e balneários. A mansarda/sótão será utilizada como Arrumos de apoio à Escola.

A. Rodrigues

Notícias de Viseu

Sem comentários: