domingo, 21 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Oeiras

Ex-Tesoureiro denuncia Santa Casa de Oeiras na PGR.

Paulo Miranda acusa os funcionários e administradores da Instituição de irregularidades. O Cardeal Patriarca de Lisboa está entre os seus alvos.

A direcção da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras vai ter de prestar contas ao Ministério Público. Na segunda-feira, Paulo Miarnda, ex-membro da mesa e ex-tesoureiro da instituição, apresentou uma denúncia na Procuradoria-Geral da República em que acusa a provedora Eduarda Matos Godinho, assim como vários funcionários e administradores - entre os quais D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa-, de terem cometido várias irregularidades.
No documento de seis páginas, a que a SÁBADO teve acesso, Paulo Miranda, militante do CDS, garante ter provas de contratação de familiares de funcionários e administradores da instituição, da utilização de viaturas da Santa Casa para uso pessoal, da contratação dos serviços das cozinheiras para festas particulares, com pagamento das horas extras feitas pela Santa Casa, ou do uso indevido dos bens doados pelo Banco Alimentar ou por hipermercados. A lista de irregularidades alegadamente cometidas na Santa Casa da Misericórdia de Oeiras é longa. Paulo Miranda chega a referir a "falta de preparação do pessoal", dando como exemplo o método utilizado na instituição para eliminação dos piolhos: "O envolvimento da cabeça de uma criança com uma toalha embebida em álcool, à qual foi deitado fogo."
A provedora da instituição, Eduarda Matos Godinho, negou à SÁBADO as acusações, falando em mais uma "perseguição" movida por Miranda, um "senhor que não faz nada na vida". A entrada da queixa, disse ainda, é positiva: "Acredito que se vai fazer justiça."
Os problemas entre Paulo Miranda e a instituição terão começado em Março de 2007, quando o então tesoureiro foi expulso da Santa Casa. A situação piorou desde as eleições de 28 de Novembro último, desde que a provedora foi reeleita com menos de 40 votos de vantagem.

Sara Capelo
Sábado

Sem comentários: