domingo, 7 de dezembro de 2008

Santa Casa de Misericórdia de Vieira do Minho

Santa Casa de Misericórdia elege Corpos Gerentes e aprova Orçamento e Plano de Actividades

Reunida em Assembleia Geral Ordinária de Irmãos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vieira do Minho aprovou, por unanimidade e com uma abstenção, a 1ª revisão do Orçamento para o ano 2008 e o Orçamento Ordinário e Plano de Actividades para 2009.
Em linhas gerais, este Plano prevê a ampliação e reformulação do Lar Nossa Senhora da Conceição, dispondo já de uma comparticipação de 300 mil euros, por despacho do Ministro do Trabalho e Solidariedade Social que poderá ser utilizado no prazo de 24 meses. Igualmente prevê a ampliação do acordo dos utentes do serviço do SAD (Serviço de Apoio Domicilário) para 25, dada a crescente procura dos serviços desta valência. Também na UCCI – Unidade de Cuidados Continuados Integrados, concluída que está e já com utentes instalados, prevê-se o seu funcionamento em pleno no próximo ano.
O Orçamento prevê “proveitos e ganhos” (receita) no montante de 2.316.500 euros (mais de 463 mil contos); e “custos e perdas” (despesas) num total de 2.282.000 euros (457 mil contos). Haverá, assim, previsivelmente, um “resultado líquido” (saldo) de 26.050 euros (um pouco mais de 5.200 contos). A maior fonte de receita provém do Lar para idosos, com 580 mil euros, seguida da Medicina Física e de Reabilitação, com um total de receitas de 240 mil euros. A maior despesa prevista vai para os profissionais da Misericórdia (vencimentos, seguros e prestações sociais) num montante de 1.102.849 euros.
O Centro de Medicina Física e de Reabilitação, até agora a funcionar em edifício provisório, será transferido para as novas instalações da UCCI, uma actividade cuja 1ª revisão orçamental de 2008 prevê uma correcção positiva de 45 mil euros.
Depois de algumas explicações sobre o Orçamento dadas por Luís Carneiro, o provedor da Santa Casa, Dr. Alfredo Ramalho, referiu-se às regras de funcionamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), tendo mostrado a sua preocupação ao ver excluídos daquela unidade os residentes no concelho. Respondendo, depois, a um irmão sobre a razão do não internamento da sua mãe naquela UCCI, afirmou: “Fiquei tão surpreendido como o irmão quando soube que a pessoa em causa não reunia as condições para ser integrada na Rede”, concluindo que a decisão de internamento naquela RNCCI não depende da Santa Casa de Misericórdia de Vieira do Minho.
Seguiu-se a eleição dos novos corpos gerentes cuja única lista concorrente recebeu a totalidade dos votos entrados na urna (ver caixa).
A reunião foi presidida pelo Dr. Jorge Cordeiro, na ausência, por motivos de saúde, do Presidente da Mesa da Assembleia de Irmãos, Dr. Óscar Ferreira Gomes.

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente - Dr. Óscar Ferreira Gomes; Dr. Jorge Amorim Cordeiro; José António Canelas Ribeiro.
CONSELHO FISCAL
Presidente - Jorge Gaspar Vieira Rodrigues; Álvaro Carneiro Gonçalves; Fernanda Magalhães Dias.
Suplentes: Maria Fernanda Gonçalves Gomes; Maria da Conceição Leite de Almeida Forte; Maria Isabel Silva Fraga.
MESA ADMINISTRATIVA
Provedor - Dr. Alfredo Inácio Abreu Ramalho; Almeno José Matos Vieira Leite; Dr. António João Guimarães Matos; Luís Eugénio Silva Carneiro; Prof.ª Maria da Fé Peixoto Ribeiro Almeida; Dr.ª Maria Leonor M. Castro Quaresma; Prof.ª Maria Helena Rebelo Ribeiro.
Suplentes: Nuno Alberto Vitória Pereira; Artur Duarte da Rocha Calisto; Maria Júlia Silva Ramalho Simões.

in O Jornal de Vieira

Sem comentários: