sábado, 20 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco

Na hora da saída da Santa Casa
Nesta hora da saída, quero manifestar o meu reconhecimento e saudar todos, os que comigo trabalharam nomeadamente: Centro de Medicina e Reabilitação, Tesouraria, Informática, Contabilidade, TOC e ainda o apoio da Secretaria.

A todos quero ainda agradecer a estreita colaboração que considero muito importante para vencer algumas resistências às inovações operadas.

Não posso ficar indiferente, apesar de todo o meu empenho, à área de Cuidados Continuados Integrados, cuja responsabilidade me foi atribuída para estudar, desenvolver e implementar.

Todavia, não foi possível de concretizar, contra a minha vontade expressa, justificada e fundamentada. Considero esta área de fundamental importância para o futuro da Santa Casa e para os doentes da nossa região que foram e são fortemente penalizados. As pessoas e o seu bem-estar, são o mais importante de qualquer projecto.

Da ARS Centro houve diálogo e abertura, não só para instalar os CCILD, mas também para uma “Unidade de Dia de Promoção de Autonomia” com Equipas Domiciliárias especializadas na Saúde.

Quero destacar que somos uma instituição da Igreja Católica integrando as “Instituições Públicas de Fiéis”, segundo as normas aprovadas por Decreto, de 4 de Abril de 2008, pela Conferência Episcopal Portuguesa. A Pastoral Social da Igreja apoia sem reservas, a instalação de Cuidados Continuados de Longa Duração, nas Misericórdias.

Antes de terminar, gostaria de referir o afecto que me liga ao Centro Comunitário Carlos Abrunhosa, pois há mais de uma década, estive como mobilizador num movimento cívico, envolvendo as Paróquias da cidade, em que conseguimos obter mais de cinco mil assinaturas, num documento entregue a Sua Excelência, o Presidente da República.

A partir desta acção tudo se alterou, no sentido de este Complexo ser cedido à Santa Casa.

Face ao exposto, e em nome da ética e da razão que brotou do mais profundo do meu interior, só tinha um caminho a seguir, não continuar a integrar os Órgãos Sociais da Santa Casa.

Termino, saudando o Conselho Fiscal, efectivos e suplentes, a Mesa da Assembleia Geral, efectivos e suplentes, e uma saudação especial ao sr. Provedor que sempre estimei e estimo.


O Mesário/Tesoureiro

António Castanheira
Reconquista

1 comentário:

Anónimo disse...

OS MEUS SINCEROS PARABENS AO EXMO SNR ANTÓNIO CASTANHEIRA.HOMEM DE PALAVRA E BENFAZER.

O RESTO.....FICA POR DIZER....SAO UNS CRETINOS!!!!!!!!!!!!
MAIS UMA VEZ OBRIGADA SNR CASTANHEIRA.TODOS DEVERIAM SER COMO O SENHOR.MAS INFELIZMENTE NAO O SAO.