quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Peso da Régua

Almeida Cardoso

A creche da Misericórdia da Régua foi evacuada ontem de manhã. 04 Dezembro 2008 - 00h30

Régua: Suspeita de fuga de gás levou à evacuação do edifício
Susto na creche
Não ganharam para o susto os pais das 180 crianças que viram ontem, pelas 09h30, os seus filhos serem todos evacuados das instalações da Santa Casa de Misericórdia de Peso da Régua por suspeita de fuga de gás.


O alerta foi dado para a GNR de Peso da Régua por funcionários da instituição que sentiram um "forte cheiro a gás no interior do edifício". De imediato foram mobilizados os bombeiros locais e accionado o Gabinete de Protecção Civil local.

As crianças da creche, do infantário e ATL nunca se aperceberam do que se estava a passar e foram serenamente transportadas por veículos dos bombeiros e autocarros da autarquia para o Pavilhão Municipal de Desportos da cidade.

Logo que a situação começou a ser conhecida, muitos telefonemas foram feitos para a Santa Casa de Misericórdia, mas não se registou qualquer situação de pânico. O cheiro também foi sentido em algumas habitações vizinhas e, ao que o CM apurou junto do comandante dos Bombeiros de Peso da Régua, António Fonseca, "era proveniente da caldeira das instalações e emanava apenas o aditivo do próprio gás butano".

Este responsável adiantou ainda ao nosso jornal que "o recipiente não tinha gás. Evacuámos por precaução, arejámos o edifício e o problema ficou resolvido". Um dos pais que inicialmente se mostrou preocupado foi Ernesto Augusto. "Tinha lá o meu filho de quatro anos e claro que quando soube fiquei um pouco apreensivo, mas, depois de devidamente informado pelos bombeiros, a preocupação acabou. Foi um susto pequeno", contou ao CM.

Mas, "pelo sim pelo não", este encarregado de educação só contou à sua mulher passada uma hora após o sucedido. "Não queria que ficasse aflita", confessou.

O almoço das crianças foi servido ainda no Pavilhão Municipal de Desportos, tendo regressado às instalações da Misericórdia pelas 13h45. De resto, todas as áreas do edifício foram inspeccionadas por técnicos da empresa fornecedora de gás e pelos bombeiros locais.

OUTROS DADOS

SEGURANÇA

Logo que soou o alerta, a GNR montou um dispositivo de segurança que levou ao corte de tráfego na rua José Vasques Osório e ao isolamento da área, que durou cerca de uma hora. Também alguns residentes abandonaram as suas casas.

MÁSCARAS

Os Bombeiros de Peso da Régua fizeram deslocar uma viatura equipada com cinco máscaras antigás mas, depois de se verificar que o odor era inofensivo, nenhuma seria utilizada. O edifício da Misericórdia esteve, no entanto, cerca de quatro horas interdito ao público.

TRANQUILOS

Segundo o comandante dos Bombeiros de Peso da Régua, nenhum pai foi buscar antecipadamente o seu filho. Este responsável explicou que toda a gente acreditou na informação prestada pelos bombeiros e não houve sinais de pânico.

Almeida Cardoso
Correio da Manhã

Sem comentários: