quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã

Maria Margarida Carvalho, afilhada de Francisco Oliveira, está revoltada com o lar de onde o idoso desapareceu31 Dezembro 2008 - 00h30

Lourinhã: Corpo foi encontrado por cão de caça
Idoso morre à fome em descampado
Um homem, de 79 anos, morreu à fome e ao frio, depois de ter fugido do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã. O corpo, já em avançado estado de decomposição, foi encontrado, na semana passada, por um cão de caça num descampado na Marteleira, a poucos quilómetros do lar onde se encontrava alojado.

No dia 3 de Novembro, Francisco Oliveira, natural dos Açores, mas residente em Torres Vedras há mais de quarenta anos, saiu do lar para fumar um cigarro e desde então nunca mais foi visto. "Quando me telefonaram a dizer que o meu padrinho tinha desaparecido nem queria acreditar", conta ao CM Maria Margarida Carvalho, afilhada de Francisco. Desde logo, os conhecidos distribuíram vários panfletos na rua na esperança que o tivessem visto, nada fazendo prever o desfecho trágico. "Nem quero imaginar o sofrimento que o ‘Chico’ passou", diz a afilhada.

O idoso esteve internado durante meio ano no Hospital de Torres Vedras devido a um AVC. Assim que recebeu alta hospitalar entrou no lar, onde esteve apenas quinze dias. No passado dia 21 de Dezembro, quase dois meses após o desaparecimento, foi encontrado morto e desde aí a afilhada vive em grande tristeza e revolta. "O meu padrinho tinha perturbações mentais e não podia ser deixado sozinho", lamenta Margarida Carvalho.

Os familiares estão a ponderar processar o lar por negligência. "Não nos podemos calar perante tamanha falta de atenção e consideração", diz ainda.

Contactado pelo CM Francisco Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, desmente ter havido negligência no tratamento do utente. "O nosso lar não é nenhuma prisão. Nada fazia prever o sucedido. Na altura tomámos todas as medidas que são normais nestas situações", diz o provedor.

PORMENORES

VÍCIO DO ÁLCOOL

Francisco Oliveira teve, segundo a família, problemas relacionados com álcool, que o levou quase à ruína.

MARCENEIRO

Antes de se reformar, o idoso foi, durante vários anos, marceneiro em Torres Vedras.

CM

Sem comentários: