quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra

Hospital transformado em unidade de cuidados continuados
Ontem
SALOMÃO RODRIGUES
O Hospital de Vale de Cambra vai ser transformado numa unidade de cuidados continuados de internamento de curto e médio prazo, com valências de convalescença e serviços paliativos. A gestão ficará a cargo de uma entidade privada, sendo a Santa Casa de Misericórdia apontada como a provável escolha.

Esta unidade hospitalar, cuja gestão estava a cargo do Hospital de S. João da Madeira, dispõe de um serviço de fisioterapia e unidade de convalescença. Serviços que serão encerrados definitivamente em Janeiro próximo, altura em que irá entrar em obras, que deverão prolongar-se por seis meses.

Foram efectuados contactos com a Misericórdia de Vale de Cambra com vista à entrega da gestão desta unidade. "Mas não é líquido que seja a Misericórdia a gerir a nova unidade", afirmou o director do Hospital de S. João da madeira, Luís Matias, lembrando que ainda é necessário apurar se a lei permite, ou não, a entrega directa da gestão.

A futura unidade de cuidados continuados irá disponibilizar 30 camas: oito em quatros individuais e 11 em quartos duplos.

"Agrada-me, sobretudo, que se tenha encontrado uma solução definitiva", afirmou o presidente da Câmara Municipal, José Bastos, numa referência indirecta às décadas de indefinição que marcaram o Hospital de Vale de Cambra.

José Bastos reivindica, agora, a instalação do futuro hospital do Entre o Douro e Vouga no seu concelho ou, em alternativa, numa freguesia vizinha de Oliveira de Azeméis.

JN

Sem comentários: