quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém

terça-feira, 16 de Dezembro de 2008 | 12:40 Imprimir Enviar por Email

Fátima: Misericórdia investe 7 M€ em novas instalações


A Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém vai investir sete milhões de euros em novas instalações em Fátima, permitindo duplicar o número de utentes em lar, revelou à agência Lusa a provedora eleita, Fernanda Rosa.
«A capacidade do lar é de 30 utentes, o que é manifestamente pouco para fazer face a uma lista de espera de 200 pessoas que temos para esta valência», afirmou a responsável.

Fernanda Rosa esclareceu que a obra, além de ter capacidade para acolher 60 utentes em regime de lar, contempla a construção de pequenos apartamentos para um total de 20 pessoas.

«Estes apartamentos destinam-se a idosos com mobilidade e autonomia, e que apenas necessitem de algum apoio de retaguarda», adiantou a dirigente.

Segundo Fernanda Rosa, «nos apartamentos podem viver casais ou pessoas da mesma família», usufruindo dos serviços disponibilizados pela Misericórdia.

Este investimento vai nascer junto ao Centro de Deficientes Profundos João Paulo II, em terrenos cedidos pela União das Misericórdias Portuguesas.

Contempla ainda uma creche para os filhos dos funcionários da instituição e um pavilhão multiusos, que vai poder ser usufruído pela população.

A provedora eleita destacou a importância da obra para Fátima e para o concelho de Ourém.

«A Santa Casa privilegia o trabalho junto da população idosa, sobretudo junto de uma população idosa com problemas de demência», referiu Fernanda Rosa, lembrando que a Misericórdia dispõe de um Gabinete de Apoio ao Doente de Alzheimer, no qual, neste momento, são seguidas dez pessoas.

Possui ainda um centro de convívio onde estão 16 idosos e presta apoio domiciliário a 20 utentes da freguesia de Fátima.

«O resto do concelho está minimamente servido com esta valência e, por uma questão de rentabilização de recursos, optámos por ter este serviço apenas em Fátima», esclareceu a dirigente.

Diário Digital / Lusa

Sem comentários: