terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo

Ílhavo: Hoje será o primeiro dia do novo hospital
A empreitada no antigo Hospital da Misericórdia deverá ter início hoje. O futuro edifício será dotado de unidades de internamento, de medicina física e de reabilitação, e de serviço de apoio domiciliário

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, Fernando Duarte, espera que o dia de hoje fique marcado pelo início da empreitada de construção do futuro Hospital de Cuidados Continuados Integrados.
A instalação do estaleiro deverá avançar hoje, devendo a obrar ficar concluída dentro de dez meses. Os trabalhos começam com a demolição das antigas instalações do Hospital da Misericórdia.
O orçamento atinge os 4 milhões de euros para financiar as instalações que serão dotadas de uma unidade de internamento com 55 camas, unidade de medicina física, de reabilitação e serviço de apoio domiciliário. O provedor realça o objectivo das futuras instalações virem a possibilitar a “reabilitação, dando condições para o regresso das pessoas ao meio familiar”.
Além do apoio ao nível técnico e de infra-estruturas, a Câmara Municipal de Ílhavo financia a obra em dez por cento. Com a aprovação de uma candidatura apresentada ao programa Modelar, através da Administração Regional de Saúde do Centro, será possível mais 750 mil euros, enquanto uma outra parcela, de 2,5 milhões, é conseguida por via de um empréstimo bancário, contraído pela Misericórdia. A parte ainda por financiar terá origem no Orçamento da Santa Casa e no pagamento, por efectuar, da utilização do antigo Hospital pelo Estado.
A nova unidade hospitalar não servirá apenas utentes de Ílhavo mas estender-se-á a concelho vizinhos. O hospital mais perto com estas características situa-se em Águeda. A área a abranger “será a que o Ministério da Saúde entender”, respeitante aos utentes a encaminhar para as futuras instalações.
Subsistia ainda uma parte por resolver, no que dizia respeito às acessibilidades, mas “está praticamente resolvida, através de uma parceria com a autarquia”, disse o provedor ao Diário de Aveiro.

João Peixinho

Diário de Aveiro

Sem comentários: