sábado, 20 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão

Misericórdia de Alfeizerão vai construir obra para responder a carências sociais da freguesia


Francisco Gomes

A Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão está a desenvolver um projecto para albergar no mesmo edifício um Centro de Dia, Centro de Noite, Lar Residencial para a 3ª idade e Alojamento Temporário de pessoas convalescentes.
Trata-se de uma obra estimada em 1,5 milhões de euros, que já teve “luz verde” da Segurança Social, aguardando-se a aprovação da Câmara Municipal de Alcobaça.
Segundo o provedor José Luís Monteiro de Castro, é um “equipamento social de largo alcance futuro, de que todos os habitantes da freguesia de Alfeizerão se devem orgulhar e que irá responder com padrões de qualidade e dignidade ao elevado défice existente neste domínio”.
Actualmente a Misericórdia tem a funcionar num espaço arrendado o centro de dia e o serviço de apoio ao domicílio, mas já adquiriu um terreno com cerca de 16 mil metros quadrados, que corresponde a 50% da área da antiga Quinta do Pote, situada praticamente no centro da vila, para aí edificar a sua sede e todas as valências.
O centro de dia tem 20 utentes e passará para 40 nas novas instalações. O centro de noite é uma novidade. “Há muitas pessoas idosas que já perderam o seu parceiro e têm problemas em ficar sozinhas. Durante a noite ficam com assistência e acompanhamento médico. Durante o dia vão para as suas residências”, revelou o provedor, adiantando que esta valência terá capacidade para 10 utentes.
O alojamento temporário poderá também dar resposta a 10 utentes, enquanto que o lar terá 60. Já o serviço de apoio domiciliário tem contratualizado com a Segurança Social ocupar-se de 42 utentes, apesar de ter 55, número que não será excedido nas novas instalações. “Já estamos superlotados, mas há situações que não podemos recusar porque há pessoas em situações degradantes que temos de atender”, manifestou o provedor.
As preocupações sociais em Alfeizerão são muitas. “A população é muito envelhecida e com magros proventos da agricultura. Devíamos até ter mais capacidade de resposta”, reconheceu.
Para a concretização da obra está a ser feito um apelo ao contributo de empresas, particulares e emigrantes.
O seu contributo, seja ele qual for, para além da entrega do correspondente recibo, será alvo de agradecimento público e ficará registado no livro de honra dos beneméritos que ajudaram a pôr de pé esta grandiosa obra.
Para tal foi aberta na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alfeizerão uma conta com o número 1361725, para onde poderão ser canalizados os donativos.
Os não residentes no território nacional ou aqueles que não vivam perto de um balcão deste banco, poderão optar por efectuar uma transferência bancária para o NIB 0045 5022 40171442785 53, a que se refere a mesma conta, ou remeter um cheque ou vale de correio para a secretaria da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, na Rua de Angola n.º 7, 1º Dto. 2460-107 Alfei-zerão.
“O vosso esforço não será em vão”, sublinhou o provedor.


in Jornal das Caldas

Sem comentários: