sábado, 27 de dezembro de 2008

Misericórdia do Barreiro

Eleições da Misericórdia do Barreiro geram polémica


A “discordância com a gestão que está a ser feita”, pelo actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, levou Nelson Carvalho, antigo médico da instituição, a candidatar-se ao lugar. As eleições vão decorrer esta noite mas o candidato da lista B diz não ter hipóteses de ganhar pois “o Provedor tem a grande maioria dos irmãos controlados”.




“É ele quem aceita as pessoas como irmãos ou sócios e por isso que só entra quem ele quer e também por isso já eliminou 2 mil sócios” , garante Nelson Carvalho ao “Setúbal na Rede”. Mas muitas pessoas alteraram a sua posição e fazem parte deste grupo de contestação que formou a lista B. O actual Provedor vai já para o seu quarto mandato quando “os estatutos apenas permitem dois anos”. Para isso ser alterado é preciso realizar uma Assembleia Geral na qual seja aprovada a sua continuação.



Na última assembleia, que permitiu que o Provedor se candidatasse pela quarta vez, e que se realizou no passado dia 14 de Novembro, “os votos na sala estavam mais ou menos iguais quando surgiram 130 votos por correspondência”, conta Nelson Carvalho. De acordo com o candidato da lista B estes votos por correspondência são “recolhidos de porta em porta por pessoas que trabalham na Santa Casa do Barreiro e, que estão ligadas ao Provedor”. Segundo Nelson Carvalho “tudo pode acontecer porque não se sabe que voltas os votos dão”, e acrescenta que “pode haver alguém que vote em branco e depois esse voto pode vir a ser aproveitado”.



Na segunda gestão o provedor criou o estatuto de irmão. “Estes irmãos têm que lhe prestar vassalagem”, afirma Nelson Carvalho, adiantando que “muitas pessoas não concordaram com esse sistema e nesse momento começou um grande movimento, o que levou com que o actual Provedor a eliminar 2 mil sócios”. De acordo com Nelson Carvalho também as entradas são “bastante controladas e é negada a entrada a todos aqueles que possam constituir uma ameaça ao lugar do Provedor”, garante o médico.



Nelson Carvalho diz que “é necessário haver democratização na instituição” e se vencer as eleições de hoje afirma que vai tornar a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro “mais aberta , porque hoje não há transparência e vive-se um clima salazarista”. Para o candidato da lista B esta maneira de fazer as coisas “é um atentado à inteligência dos barreirenses”.

A primeira medida que tomava era “proceder a uma auditoria a toda a instituição incluindo também o Jornal do Barreiro, da qual é propriedade, pois uma instituição como esta não pode perder dinheiro, e este jornal é um cancro para a Santa Casa do Barreiro”, garante Nelson Carvalho. Outra das medidas seria “apresentar por escrito os planos de orçamento a quem solicitasse, pois neste momento ele é apresentado oralmente e quem quer ter um, tem que o comprar”.



Mas Nelson Carvalho diz que não tem qualquer hipótese de vencer pois “já existe um esquema montado”. O actual Provedor “apenas deixará o cargo quando estiver farto e, depois irá provavelmente delegar o seu cargo a um familiar seu”. De acordo com o médico, o Provedor “tem medo de deixar o cargo”, mas diz preferir não adiantar mais porque “o tempo o dirá”.

O “Setúbal na Rede” sabe que Nelson Carvalho aquando da sua passagem como médico pela instituição, foi alvo de uma queixa, na qual foi apurada, por parte do departamento de fiscalização do Instituto de Solidariedade Social, negligência no acompanhamento de um dos internados. O médico desmente ao dizer que nunca foi provada negligência e que nem nunca foi ouvido sobre esse caso.



Na ocasião a Santa Casa foi advertida pelo referido departamento de fiscalização , no sentido de abrir um inquérito interno que parece nunca se ter chegado a realizar por Nelson Carvalho se ter afastado do lugar. Após várias tentativas do “Setúbal na Rede”, para contactar Júlio Freire, o actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, estas resultaram infrutíferas.



“Setúbal na Rede” - 16-12-2002 15:14

Sem comentários: