sábado, 20 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia do Barreiro

Equipa renovada e confiante
Eleições na Misericórdia do Barreiro

Ana Lourenço Monteiro | 18-12-2008
Foi com mais de 70 votos entrados na urna das últimas eleições da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro (SCMB), realizadas no dia 12 de Dezembro, que a lista única concorrente, encabeçada por Júlio Freire, foi eleita. Face a um novo mandato, o provedor reeleito admite que 2009 será um ano de “grande trabalho” mas que permitirá trazer mais emprego para o Barreiro e maior qualidade de vida para os utentes.

O facto de haver somente uma lista única “retira a competitividade” normal de eleições, mas para Júlio Freire a larga adesão dos Irmãos à urna representou um “apoio expressivo”. “Quando não há grande contestação à Mesa Administrativa aparecer um número destes para votar é um resultado muito bom”, salientou o provedor.

“Satisfeito” com a sua reeleição e perante uma equipa “muito renovada”, Júlio Freire ressalta a importância de um maior número de suplentes, visto serem elementos que representam um papel muito importante. “São pessoas que vêm discutir os problemas connosco e disponibilizar-se para trabalhar”, confessa.

Ainda assim, o provedor da instituição garante que este “vai ser um mandato muito difícil”, dado o envolvimento e investimento necessários nos diversos projectos que a Santa Casa está a abraçar. Com a garantia do arranque já em Fevereiro das obras da nova Creche em Palhais e a confiança na aceitação do projecto da Unidade de Cuidados Continuados pelo Governo ainda me Dezembro, a Santa Casa perspectiva um próximo ano de “muito trabalho”.

Associada às exigências vem, porém, a boa-nova da chegada de novos postos de trabalho, com 17 funcionários a terem que ser admitidos para a nova Creche e outros 52 para o projecto de Cuidados Continuados. A estes somam-se mais sete trabalhadores a contratar para o novo projecto de Apoio Domiciliário Integrado, o que perfaz um total de 76 postos de trabalho directos.

“No fundo, é mais um contributo para o aumento do emprego no Barreiro”, admite Júlio Freire esclarecendo, no entanto, que, contando com postos de trabalhos indirectos, o total de novos funcionários deverá ascender aos 100. Numa “fase de recessão e de grande contenção”, o provedor considera que este é um contributo “muito bom” para a comunidade barreirense, embora esteja ciente do “esforço” que os novos projectos representam também para a SCMB.

“É evidente que recai uma grande responsabilidade sobre esta Mesa Administrativa e todos os corpos sociais eleitos. Sei que vai ser um esforço enorme mas, por mim, estou com um grande ânimo e penso que estou acompanhado de uma boa Mesa Administrativa e que os Irmãos transmitem a força que nós temos”, revelou.

Porque a vontade de participar em novas iniciativas nunca falta, a Misericórdia do Barreiro tem ainda outros projectos em mãos, como a construção de um edifício para os serviços administrativos da instituição e a aposta nas Energias Renováveis. Segundo Júlio Freire estes vêm permitir o aquecimento interno dos lares, assim como o aproveitamento de electricidade por intermédio de painéis solares e posterior venda à EDP. “Este é um benefício que tem fortes apoios comunitários e cujo investimento é facilmente recuperável”, garante o provedor, realçando, porém, a necessidade de “desenvolver uma grande campanha de apoio à Santa Casa”. “São obras com grandes encargos mas que temos que fazer”, admitiu.

Novos desafios a caminho

Para a actual vice-provedora da SCMB e anterior mesária, Sara Oliveira, o cargo agora assumido representa “uma responsabilidade acrescida”. “É de responsabilidades e de desafios que nós vivemos porque senão perdemos os nossos objectivos. É precisamente através do binómio que definimos como estratégico para a nossa recandidatura de ‘Renovar/Inovar’ que vamos, de facto, arregaçar as mangas e com toda a força recomeçar”, garantiu Sara Oliveira.

Para a vice-provedora da instituição, importante é “não ter pressas” para que se cumpram os objectivos propostos e estes constituam “uma mais-valia para todos”. “É nisso que apostamos e é para isso que cá estamos”, frisou.

Também para Maria Adelina Carapinha, assumir a função de vogal da Mesa Administrativa é “uma responsabilidade”, mas, no seu caso, nova, visto ter agora aceite “um desafio” para o qual foi proposta. “Vou fazer todos os possíveis, pois acho que estou numa equipa boa, que tem força e ânimo, e, por isso, assumo disponibilidade para alcançar os objectivos que foram propostos e que considero terem pernas para andar. É isso que queremos para o concelho do Barreiro de forma a ajudar os mais desprotegidos, desde as crianças aos idosos”, concluiu a nova vogal.

Eleitos:

Mesa da Assembleia-Geral
José Alves Pereira – Presidente
Rui Fernandes – 1º Secretário
Manuel da Luz – 2º Secretário

Definitório
José Rodrigo (Padre) – Presidente
Lino Marreiros – Vogal/Secretário
Aníbal Marques – Vogal/Relator
Luís Costa Mano – 1º Suplente
José Soares – 2º Suplente

Mesa Administrativa
Júlio Freire – Provedor
Sara Oliveira – Vice-Provedora
Luís Augusto Correia – Secretário
Fernanda Madeira – Tesoureira
Mª Adelina Carapinha – Vogal
César Martins – 1º Suplente
Luís Correia – 2º Suplente
José João Engrossa – 3º Suplente
Manuel Gomes Cerqueira – 4º Suplente

Jornal do Barreiro

Sem comentários: