sábado, 20 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia da Maia

PROTOCOLO PARCERIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA OPERACIONAL RESPOSTAS INTEGRADAS VAI SER ASSINADO NA SEGUNDA-FEIRA
2008-12-19 14:11:27 - Press CM Maia
Na próxima segunda-feira, dia 22 Dezembro, pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho terá lugar a cerimónia de assinatura do protocolo parceria dos Projectos aprovados pelo Instituto Droga e Toxicodependência para os Territórios Bairro Sobreiro e Vila do Castêlo no âmbito do Programa Operacional Respostas Integradas (PORI).

Os intervenientes serão a Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo da Maia, a Santa Casa da Misericórdia da Maia, a Câmara Municipal da Maia e os vários parceiros intervenientes.

Os projectos aprovados vão responder a três grandes áreas lacunares:

Eixo da Prevenção – foram identificados 162 menores/adolescentes em risco, onde o absentismo, o insucesso e abandono escolar, bem como a ausência de regras, fraca gestão de conflitos interpessoais, desafio às figuras de autoridade e baixa tolerância à frustração, é característico deste grupo. Bem como, consumos de substâncias psicoactivas, nomeadamente cannabinóides. De salientar que quase todos são oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social e económica. Assim, pretende-se com este projecto trabalhar em articulação com todas as Instituições da comunidade, nomeadamente com as que estão ligadas à saúde, educação, emprego e apoio social. A Entidade Promotora deste Eixo é a Santa Casa Misericórdia da Maia.

Eixo da Redução de Riscos e Minimização de Danos – Foram sinalizados 75 consumidores de substâncias psicoactivas, incluindo o abuso de álcool. Assim pretende-se a criação de uma resposta de proximidade, através de uma equipa de rua, para intervir no âmbito da redução de riscos e minimização de danos junto dos consumidores, com objectivos de diminuir o número de consumidores de substâncias psicoactivas sem ligação aos serviços de saúde, melhorar, o estado de saúde geral dos toxicodependentes, diminuir a incidência de doenças infecciosas, reduzir os comportamentos de risco e minimizar danos associados ao consumo endovenoso e a práticas sexuais de risco. A Entidade Promotora deste Eixo é a Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo da Maia.

Eixo da Reinserção – Foram identificados 310 consumidores de substâncias psicoactivas lícitas e ilícitas, parcialmente integrados na rede de cuidados do Cri Ocidental do Porto em situação de precariedade económica grave, que denotam elevada dificuldade em manter o posto de trabalho, recorrendo esporadicamente a trabalho temporário, para obter rendimentos que permitam manter os consumo, sendo beneficiários de Rendimento Social de Inserção. Pretende-se a criação de uma resposta destinada a promover a aquisição de competências sociais, pessoais e profissionais, que possam envolver as famílias no processo de reinserção e ainda aumentar as respostas ao nível da formação profissional e do emprego. A Entidade Promotora deste Eixo é a Santa Casa Misericórdia da Maia.

Sem comentários: