terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia de Faro

02 Dezembro 2008 - 00h30

Faro: Na Unidade da REde de Cuidados Continuados Integrados
Santa Casa proíbe TV nos quartos
Uma idosa, de 71 anos, com esclerose lateral amiotrófica viu-lhe recusada a colocação de uma televisão pessoal no quarto onde está internada, na Santa Casa da Misericórdia, em Faro. A filha, revoltada, afirma que a televisão era "a ligação" da mãe ao Mundo.


A doença foi diagnosticada a Bertina Mendonça há três anos. Com o físico a deteriorar-se, a filha, Ana Vitória Luís, viu-se obrigada a interná-la na unidade de Albufeira da Rede Nacional de Cuidados Continuados. Com a mente lúcida, mas sem se conseguir movimentar, a televisão tornou-se o principal passatempo da idosa e a filha colocou-lhe uma TV no quarto.

Mãe e filha são de Faro e quando, em Outubro, abriu a unidade na Santa Casa, foi pedida a transferência. Mas então surgiram os problemas. "Quando levei as coisas da minha mãe para lá, não me deixaram pôr a televisão", diz a filha que, de imediato, pediu uma reunião com o provedor, Candeias Neto.

Este disse-lhe que a televisão iria "causar barulho", "distúrbios", que "existe uma televisão na sala comum". E de nada valeu a Ana Luís explicar que a mãe tem uns auscultadores sem fios.

Candeias Neto repetiu estes argumentos ao CM e acrescentou que a "Administração Regional de Saúde [ARS] recomenda que não se coloquem aparelhos nos quartos". No entanto, ao CM, a ARS garantiu que "não só não se proíbe como se incentiva a colocação de objectos pessoais nos quartos".

Bertina, entretanto, pediu nova transferência para Albufeira, onde, diz a filha, "voltou a sorrir".

João Mira Godinho
Correio da Manhã

Sem comentários: