sábado, 13 de dezembro de 2008

Santa Casa da Misericórdia do Barreiro

CDS garante “fazer pressão” pelos projectos da Misericórdia
Cuidados Continuados e Creche

Ana Lourenço Monteiro | 11-12-2008
O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, e a Comissão Política Concelhia (CPC) do partido visitaram, no passado dia 10 de Dezembro, a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro (SCMB). No local, Paulo Portas conversou com vários utentes e garantiu ao provedor da instituição, Júlio Freire, todo o apoio possível do CDS-PP para que os projectos da Misericórdia “andem para a frente”, salientando a importância da “autarquia, das instituições e do Centro de Emprego funcionarem em rede”.



Foi na companhia de Nuno Magalhães, deputado do CDS-PP eleito pelo Circulo Eleitoral de Setúbal, de João Rebelo, deputado do CDS-PP eleito pelo Circulo Eleitoral de Lisboa, e de diversos elementos da CPC do CDS-PP do Barreiro que Paulo Portas visitou a Misericórdia do Barreiro, admitindo-se “encantado” e “surpreendido” com os projectos a levar avante por esta instituição. Nesse contexto, o líder do CDS-PP garantiu “apoio absoluto” aos projectos de Creche e da Unidade de Cuidados Continuados, admitindo que o seu partido fará toda a pressão possível ao nível parlamentar para que “os projectos da Misericórdia do Barreiro andem para a frente”.



Conforme Paulo Portas frisou, a SCMB “tem um registo muito especial e muita iniciativa”, uma vez que “nunca se dá por satisfeita com aquilo que já faz e está sempre à procura daquilo que ainda pode fazer ou gostaria de fazer melhor”. O destaque foi, nesse sentido, para a nova Unidade de Cuidados Continuados a nascer por cima do Lar Nossa Senhora do Rosário, com espaço para 65 utentes.



“Esta é uma valência muito importante numa sociedade que está a envelhecer e onde as pessoas têm cada vez mais esperança de vida, o que não quer dizer que tenham mais qualidade de vida; por isso é que os Cuidados Continuados são absolutamente essenciais na área da política da saúde. A isto chama-se Humanismo; o que o país puder investir nessa área é bem investido e o que puder entregar nessa área às Misericórdias – que já são responsáveis por um grande número das camas de Cuidados Continuados em Portugal – é com certeza bem entregue”, salientou Paulo Portas, elogiando a “tradição de gestão de proximidade com as pessoas” das Misericórdias portuguesas.



Também a nova Creche a construir em Palhais, para 66 crianças, representa, na opinião do líder do CDS-PP, uma “oportunidade”, no âmbito do PARES, dado que o Barreiro apresenta “um défice de cobertura muito grande nesta área”. Do mesmo modo, Paulo Portas elogiou o projecto de Comunidade de Inserção abraçado pela Misericórdia do Barreiro, enquanto uma forma de “acudir rapidamente, directamente e personalizadamente, ou seja, de forma humanista a situações de pobreza ou desamparo social súbito ou repentino”.



Salientando a necessidade de se dar “um apoio muito significativo às Instituições Particulares de Solidariedade Social, nomeadamente às Misericórdias”, o presidente do CDS-PP confessou que na actual situação de crise social “as Misericórdias fazem verdadeiros milagres para dar socorro social às pessoas e que estão, obviamente, a ter mais procura porque há mais pobreza, ao contrário do que diz o Primeiro-Ministro”.



“Não posso ir mais encantado e saio daqui bem informado”, admitiu à saída da SCMB, relembrando, a nível local, “a importância de todos contribuírem para este tipo de projectos, devendo as autarquias, as instituições e os centros de emprego funcionar em rede”. Paulo Portas, no final da visita, deixou ainda “um grande elogio de reconhecimento” à CPC do Barreiro do CDS-PP. “Tenho muito respeito por esta geração de gente que não vive fechada numa sede, com iniciativa na área da economia e com compromisso na área da protecção dos mais pobres. Com imenso respeito, dar-lhes-ei todo o apoio que puder, pois sei que não é muito fácil ser do CDS-PP no Barreiro, mas acho que há cada vez mais barreirenses a compreenderem aquilo que é verdadeiramente o CDS-PP: um partido fortemente empenhado na questão social e na luta contra a pobreza”.


Jornal do Barreiro

Sem comentários: