segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Misericórdia de Angra do Heroísmo

GARANTE SÉRGIO ÁVILA Confiança e segurança para investimento privado


Publicado na Segunda-Feira, dia 08 de Dezembro de 2008, em Actualidade

O vice-presidente do Governo garantiu 6ª feira existir na Região um “clima de confiança e de segurança” que fará com que 2009 seja “um ano de reforço do investimento privado na economia açoriana”.

Na cerimónia de inauguração das novas instalações da agência da Praia da Vitória da Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, Sérgio Ávila acrescentou que quer os cidadãos, quer o tecido empresarial regional terão uma melhor conjuntura económica em 2009.

“Nós criámos condições objectivas para que as famílias açorianas tenham menos encargos no próximo ano e que, por essa via, tenham mais rendimento disponível e maior possibilidade de consumo”, disse, adiantando que também as empresas “terão maior potencialidade para o investimento por terem menores encargos financeiros”.

O governante considerou que, na base consolidação da economia açoriana, estão dez medidas, anunciadas recentemente pelo presidente do Governo e resultantes de processo negocial concluído em “tempo recorde” com as câmaras de comércio da Região e que visam o crescimento e a revitalização do sector.

Do pacote de iniciativas, destacou a criação de uma linha de apoio e reestruturação do endividamento às empresas, em funcionamento no início do próximo ano, com que Executivo, através da bonificação dos juros, financiará uma percentagem muito significativa do spread que as empresas irão suportar nos próximos cinco anos referentes a encargos bancários.

A constituição de um novo fundo de maneio para apoio às empresas, a antecipação das comparticipações decorrentes de pacotes de incentivos aos empresários, a duplicação do montante inscrito para financiamento dos sistemas de incentivos e a introdução de apoios para colmatar a sazonalidade constituem outras das acções que Governo vai implementar no novo mandato, indicou.

Neste contexto, Sérgio Ávila referiu que a Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo representa “um pilar fundamental” no desenvolvimento da Região e sublinhou o “importante papel” da banca açoriana no seu conjunto.

A União

Sem comentários: